Ensinar, educar e iluminar. Esta é a missão de Avery Chalub, um dos mais importantes nomes do setor de Educação em Itaobim. Filha de Miguel Abdo Japur Tanure Chalub e Hadba Challub Tanure Japur, Dona Avery Chalub nasceu em 30 de junho de 1928, em Araçuaí.
A história de dedicação de Dona Avery à arte de ajudar a aprender começou em 1945, quando foi convidada pelo então prefeito de Itinga, Precilo Gusmão, para trabalhar como professora, diretora e inspetora. Depois de algum tempo, desta vez, a convite do então prefeito de Itaobim, Wilson José Trindade, o Tiná, mudou-se para o município, buscando novos desafios, tanto pessoais quanto profissionais.
Em Itaobim, em meados de 1966, Dona Avery assumiu o cargo de diretora e, depois, de inspetora da então Escola Estadual José Chaves Ribeiro, que, mais tarde passou a se chamar Escola Estadual Chaves Ribeiro. Dona Avery transformou Itaobim no palco de sua existência e luta. Em 1977, assumiu o cargo de vereadora do município e foi eleita presidente da Câmara de Vereadores. Permaneceu no cargo até 1982 e durante todo este período, dona Avery abriu mão de receber os proventos oriundos do cargo que ocupava.
Seu amor pela educação era tanto que Dona Avery chegou a construir, em uma das escolas onde lecionou, uma sala com seus próprios recursos para servir de diretoria, bem como alugava outras salas para que nenhum aluno ficasse sem estudar. Para melhorar o atendimento da escola e o desempenho dos alunos, no período em que trabalhou na E. E. Chaves Ribeiro, comprava merenda e material escolar para os alunos, também com o seu próprio dinheiro.
Dona Avery foi uma das responsáveis pela implantação do primeiro e segundo graus no município. À época, juntamente com a então Delegada de Ensino, Niza Ganem, esteve em Belo Horizonte para assinar toda a documentação. Na mesma época, conseguiu que fossem criadas também 7 salas de aula no bairro Vila Nova. A escola só atendia os anos iniciais e foi batizada como Escola Francelino Pereira. Anos mais tarde, a então prefeita Nilzete Moreira, a Nana, e a Câmara de Vereadores do município, homenagearam dona Avery mudando o nome da escola, que passou a se chamar Escola Municipal Avery Chalub.
Apesar de todas as dificuldades que encontrava na administração das instituições, com todo o amor e a dedicação que tinha, Dona Avery sempre conseguia melhorar as condições das escolas onde trabalhava. Isso fez com que ela ganhasse destaque no município e se tornasse querida por todos aqueles que têm oportunidade de conhecer sua história de trabalho e amor. Sua atuação lhe rendeu, em 1992, o título de cidadã honorária do município, homenagem concedida pela Câmara Municipal.
Dona Avery casou-se com David Batista Menezes, com quem teve 9 filhos. Hoje, aos 90 anos de idade, ela ainda afirma com veemência que, se tivesse que escolher outra missão para sua vida, escolheria a mesma. Nas palavras de Dona Avery, esta “é cheia de sacrifícios e de lutas. Uma vida cheia de desafios, pois gosto assim, detesto o vazio”.
Certamente, Dona Avery Chalub é uma destas mulheres que marcam, que jamais poderão ser esquecidas. É um exemplo de persistência, dedicação e cuidado. Ela marcou a história de centenas de pessoas, de uma cidade inteira e, com certeza, sua contribuição para a educação é algo que estará pra sempre marcado na história de todo o Vale do Jequitinhonha.
“É maravilhoso ver hoje o homem que ontem foi criança e recebeu para a sua formação a minha humilde colaboração. Tive de ceder o espaço, mas sei também que sinto muitas saudades das coisas vividas, sentidas e das grandes amizades conquistadas. Sei que tentei cumprir a minha missão com fibra, dedicação, responsabilidade, trabalho de equipe e muito amor”, Avery Chalub.
Assessoria de Comunicação
Muito obrigado ao amigo Deputado Estadual Dr. Jean Freire e digníssimos amigos assessores por essa linda homenagem a minha mãe a Senhora Avery Chalub. Muito agradecido. Deus abençoe a todos. Gian Chalub.
CurtirCurtir