Edna Sousa, uma “mulher nota mil”

Filha de Fidelcino Gonçalves Ferreira e Elza Sousa Ferreira, Edna Sousa Ferreira Alcântara nasceu em Divisópolis, Vale do Jequitinhonha, em 26 de janeiro de 1971. Junto aos irmãos, Edna foi uma criança alegre, divertida e estudiosa. Em 1986, concluiu o ensino ginasial. Iniciou o curso de Magistério em 1987, na Escola Estadual Tancredo Neves, em Almenara. Em 1990, Edna conclui outro curso Magistério. Desta vez, em Encruzilhada, no estado da Bahia.

Logo após formar-se, aos 20 anos de idade, Edna começou a dar aulas em escolas da zona rural. Em 1992, passou a lecionar na Escola Estadual Alberto Vicente Pereira para turmas de primário e fundamental. Em 1994, Edna foi aprovada no vestibular de História da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Após concluir a graduação, Edna volta para sua cidade de origem. Sempre na luta pelas causas sociais, Edna foi eleita para seu primeiro mandato como vereadora em 2009. Parlamentar aguerrida e comprometida com as demandas do povo, foi eleita em 2012 e permaneceu na Câmara Municipal até 2016.

Enquanto parlamentar, Edna participou ativamente de vários projetos relevantes para o município, contribuindo para a construção de uma nova sociedade. Suas pautas prioritárias eram a Saúde, mulheres do campo, economia solidária, entre outros. Além disso, Edna foi responsável por iniciativas que transformaram a realidade de Divisópolis, sobretudo no que diz respeito ao empoderamento feminino. Foi dela a ideia do Prêmio Mulher Nota Mil, que visa reconhecer publicamente a atuação de mulheres em diversos setores. Edna  também foi uma das responsáveis pela administração da Associação 8 de março, que busca fortalecer e empoderar mulheres por meio da cultura.

Atualmente, apesar de não exercer nenhum cargo público, sua atuação é constante, enquanto mulher militante, que não se afasta das lutas populares. Casou-se com Reinaldo Alcântara dos Santos, com quem teve  dois filhos: Hiago e Yasmim.

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s