Dr. Jean conhece de perto políticas públicas voltadas para o artesanato do Acre, referência do setor no Brasil

O objetivo do deputado é absorver o máximo de conhecimento e experiência possível a fim de contribuir para o desenvolvimento do artesanato mineiro

Durante os dias 15 a 19 de junho, o deputado estadual Dr. Jean Freire realizou uma imersão cultural no estado do Acre, no Norte do País, que é referência nacional no setor de artesanato. Acompanhado pela assessora de Cultura de seu mandato, Dr. Jean visitou artesãos e instituições que trabalham diretamente com a temática. O objetivo dessa viagem é conhecer os processos de produção e, sobretudo, as políticas públicas voltadas para o setor no intuito de ajudar a desenvolver o artesanato em Minas Gerais.

Sábado – 15 de junho de 2019

A primeira agenda do deputado foi no sábado, 15, poucas horas depois de aterrissar em terras acreanas. Dr. Jean visitou a casa do artesão José Rodrigues de Araújo, o “Doutor da Borracha”, em Epitáciolândia, que cria diversas peças a partir do látex. Além da assessora de Cultura, Deyse Magalhães, também acompanharam o deputado Aldemar Maciel, analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de membros da comunidade local.

José Rodrigues explicou sobre o artesanato na região, a visibilidade que ganhou através das politicas públicas e todo processo de criação e elaboração do produto, que hoje circula no mundo inteiro. “Foi um prazer conhecer um pouco mais sobre a cultura e arte dessa região tão rica e tão especial. Além de aprender muito sobre o artesanato daqui, levei também um pouquinho da nossa cultura, do artesanato do Vale do Jequitinhonha para o Acre como um presente. É de extrema importância essa troca de experiências, sobretudo em lugares em que tanto o poder público quanto o privado atuam de maneira harmônica e comprometida”, afirmou Dr. Jean.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Domingo – 16 de junho de 2019

No domingo, 16, segundo dia de viagem, Dr. Jean visitou a casa de Chico Mendes, em Xapuri. Chico Mendes foi um grande líder ambientalista em nosso país, que defendia e lutava pela proteção da Floresta Amazônica e pela criação de reservas extrativistas e indígenas. Chico foi assassinado em 1988 mas deixou um grande legado de luta e resistência.

Além da Casa de Chico Mendes, visitamos também o túmulo de Chico Mendes; a Casa Branca, entreposta da Revolução Acreana, que ocorreu entre 1899 e 1903; o Sindicato do qual Chico foi presidente, e outros lugares por onde ele passou e lutou.
O deputado esteve, ainda, com um dos grandes amigos de Chico Mendes, João Garrinha, que contou um pouco mais a história de Chico Mendes em defesa dos povos da floresta, a amizade com o presidente Lula e as lutas como presidente do Sindicato e da Associação de Seringueiros do Acre.

A viagem à Xapuri faz parte do entendimento de uma das lutas do mandato, que é a preservação do meio ambiente. “É emocionante conhecer de perto a vida de Chico Mendes, seu legado e os impactos nos dias atuais. Desde em que o governo atual do Acre foi eleito, o memorial de Chico Mendes encontra-se desativado, sem nenhum incentivo. 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Continuando sua caminhada pelo Acre, Dr. Jean ainda visitou, na manhã do dia 16, a sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no estado para conhecer a política e organização da instituição em diversos setores, em especial seu programa voltado para o setor de artesanato. Quem acompanhou o deputado nesta visita foi o Analista do Sebrae, Aldemar Maciel, que mostrou o caminho percorrido pela instituição até fazer com que o Acre fosse uma referência no setor de artesanato.

Foi um dia de muito aprendizado e, como de costume, não poderia deixar de demonstrar um pouco sobre a nossa região, da nossa cultura e do artesanato mineiro. Tem sido uma experiência única essa imersão. Espero voltar com a bagagem carregada de conhecimento, de boas ideias e bons exemplos e, sobretudo, de ânimo para colocá-los em prática”, afirmou Dr. Jean.

 

Segunda-feira – 17 de junho de 2019

Na segunda-feira, 17, o deputado visitou o Mercado da Estação Experimental, acompanhado pelo Aldemar Maciel, para conhecer os espaços de comercialização dos quais fazem uso cerca de 60 agricultores e agricultoras familiares.

Em seguida, Dr. Jean esteve na Federação das Industrias do Estado do Acre (FIEAC), que trabalha com indústria criativa e tem programas específicos para o setor de artesanato. O deputado estava acompanhado pelo companheiro Aldemar Maciel, do Sebrae; a assessora de Cultura do nosso mandato, que o acompanha nesta viagem, Deyse Magalhães; o Coordenador Técnico do Fórum Permanente de Desenvolvimento do Acre, Orlando Sabino, e o Coordenador Geral do Fórum, Jorge Tomaz.

À noite, finalizando as atividades do dia, o deputado reuniu-se com companheiros da executiva do Partido dos Trabalhadores do Acre, entre eles o deputado estadual Daniel Zen.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Terça-feira – 18 de junho de 2019

Na manhã de terça-feira, 18, Dr. Jean esteve na Unidade Produtiva Cores da Mata, para conhecer de perto o trabalho da artesã Rodney Paiva. Rodney fabrica biojóias a partir de uma técnica de reaproveitamento de sementes, madeiras, cascas, folhas etc. Em 2012, com a ajuda do Sebrae, Rodney teve sua peça “O colar Cores da Mata” contemplada, em 2º lugar, com o Selo de Reconhecimento de Excelência da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para produtos Artesanais do Mercosul. Rodney é apenas um exemplo de como o Sebrae pode ajudar a desenvolver projetos importantes e a transformar vidas.

Em seguida, o deputado esteve com o artesão Carlos Chalub que, em sua oficina, fabrica belíssimas luminárias a partir do ouriço da castanha do Brasil. Chalub, como é conhecido, aproveita tudo o que vem da natureza. Com mais de 20 anos de experiência, ele já tem seu trabalho conhecido em todo o país.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Após a visita à casa e oficina de Carlos Challub, Dr. Jean visitou a Loja “Artesanato: Acre Made in Amazônia”, no Via Verde Shopping. Inaugurada em 2015, a loja possui peças em cerâmica, marchetaria, cestaria, bolsas, colares, brincos e objetos de decoração e indígenas.

A iniciativa surgiu da parceria do governo do Estado, que tem a Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) atuando nas ações do segmento, em parceria com o Sebrae e a Cooperativa de Artesãs Mulher Arte de Vencer (Coopermav).

No mesmo dia, o deputado ainda esteve com representantes de artesãos indígenas para conhecer seus produtos, originários de diversas etnias diferentes, e suas dinâmicas de comercialização.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No fim da tarde, Dr. Jean esteve, ainda, no gabinete do deputado estadual Daniel Zen (PT/AC). O encontro foi guiado pelo tema central da viagem do deputado ao estado: políticas públicas para o artesanato. Além disso, os deputados também trocaram experiências sobre ações legislativas, como projetos de lei, audiências públicas e demais atividades que ambos desenvolvem.

No início da noite, o deputado esteve no Quiosque do Bambu, no Parque do Tucumã, onde reuniu-se com Angela Mendes, filha do grande lutador Chico Mendes. Atualmente, Angela coordena o Comitê Chico Mendes, dando continuidade à luta seu pai em defesa das florestas.

Dr. Jean encontrou-se, ainda, com Sídia Gomes, uma das idealizadoras da Central de Serviço Público – OCA Rio Branco, um espaço de cidadania, que visa facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos. Sídia atuou como diretora técnica do Sebrae entre 2015 e 2018 e, atualmente, é funcionária da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre – FUNTAC, que tem como objetivo produzir soluções tecnológicas, priorizando o uso sustentável dos recursos naturais locais, para contribuir com melhoria da qualidade de vida da população.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quarta-feira – 19 de junho de 2019

Na manhã de quarta-feira, 19, Dr. Jean visitou a Assembleia Legislativa do Acre e o Palácio Rio Branco, sede do governo do estado, onde pode conhecer mais um pouco sobre a história do Acre.

Ainda na Assembleia Legislativa, o deputado encontrou-se com a Coordenadora do Artesanato da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (SEET) do Acre, Suelany de Oliveira Paiva.

Em seguida, Dr. Jean teve uma das agendas mais importantes de sua visita. O deputado reuniu-se com a diretoria do Sebrae para traçar os próximos passos deste trabalho de intercâmbio cultural entre Minas Gerais e o Acre. Um dos encaminhamentos foi a realização de uma visita do analista do Sebrae, Aldemar Maciel, ao Vale do Jequitinhonha, para conhecer de perto nosso artesanato e nossa cultura. Além disso, Dr. Jean apresentou como sugestão a realização de eventos em ambos os estados para apresentar a cultura, o artesanato e as potencialidades de cada um.

“Como parlamentar, eu acredito que um dos meus deveres é levar as potencialidades de nossa região para outros lugares e trazer as potencialidades desses outros mundos para nossa região. Essa experiência aqui no Acre vai nos ajudar a pensar mais e melhor em formas de desenvolver o artesanato mineiro. Tenho certeza que o Sebrae poderá nos ajudar muito. Sou imensamente grato por ter essa oportunidade, por tudo que aprendi nesses dias e por todas as pessoas maravilhosas que conheci. Volto para Minas Gerais muito mais disposto a trabalhar junto aos meus companheiros e companheiras para fortalecer nossa cultura e fazer com que ela, assim como aqueles que a perpetuam, sejam reconhecidos e valorizados”, afirmou Dr. Jean.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Após a reunião, o deputado ainda aproveitou suas últimas horas em território acreano para visitar o Museu da Borracha. Instituído em 1978, o Museu tem como objetivo coletar, conservar e expor os testemunhos da história socioeconômica e da cultura material do Acre, mantendo atividades educativas permanentes e atendendo a estudantes, professores e visitantes em geral.

Dr. Jean também conheceu os geoglifos, estruturas de terra escavadas no solo e formadas por valetas e muretas que representam figuras geométricas de diferentes formas, que ficam localizados na estrada de Boca do Acre. Os geoglifos possuem grande relevância para a identidade amazônica por se constituírem em uma paisagem cultural resultante de marcas sociais e simbólicas que expressam não apenas a capacidade tecnológica de manejo do meio ambiente, mas, acima de tudo, a paisagem com características indígenas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por fim, antes de voltar à Minas, Dr. Jean esteve com o ex-governador do Acre, Jorge Viana. Durante a conversa, os dois trataram sobre a valorização da cultura material acreana e sobre o fomento ao artesanato.

Foram 5 dias de muito aprendizado e muito enriquecimento cultural. Volto para meu estado completamente em êxtase, profundamente tocado e encantado com tudo o que vivi e aprendi aqui no Acre. Com certeza, todas essas pessoas com quem encontrei, toda a cultura a que tive acesso, serão de fundamental importância no meu trabalho como parlamentar e na busca pelo desenvolvimento do artesanato e da cultura mineira. Vou voltar para Minas levando um pouquinho do Acre em meu coração e deixo um pouco do Vale do Jequitinhonha e de Minas Gerais a todos com quem eu pude estar”, disse Dr. Jean emocionado.

A viagem foi organizada em conjunto com alguns parceiros do Sebrae, logo após a audiência para discutir os impactos da Reforma Administrativa no setor de artesanato, realizada pelo deputado em abril deste ano.

Para mais fotos, acesse nosso Flickr!

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s