Pastoral da Criança recebe homenagem por indicação de Dr. Jean Freire

“É preciso educar para a esperança” – Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança

 Há 35 anos, a Pastoral da Criança vem cumprindo a brilhante tarefa de educar, não só para a esperança, mas também para o amor, para a responsabilidade, para a cidadania, transformando a vida de milhares de crianças em situação de vulnerabilidade em nosso país, enxergando-os como cidadãos e sujeitos de direitos. 

 Como forma de reconhecer a fundamental contribuição para a saúde e a dignidade de milhões de crianças em situação de vulnerabilidade social, a pedido do deputado estadual Dr. Jean Freire, a Pastoral da Criança foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em uma cerimônia realizada no Plenário da Casa, na última sexta-feira, 22 de novembro de 2019. 

Em sua fala inicial, Dr. Jean Freire destacou a influência da Pastoral da Criança em sua vida e na região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. “Mais do que entregar uma placa como homenagem, eu preciso agradecer por tudo o que vocês fazem por esse estado, por todas as regiões, pelo País e pelo mundo afora. Uma prova disso é a irmã Zilda, que morreu em missão”, disse. O deputado ainda falou sobre a importância da Pastoral, sobretudo num cenário em que os índices de desnutrição, fome e mortalidade estão voltando a crescer no Brasil. 

A Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança, Maria do Rosário Senra de Almeida Gomes, agradeceu a homenagem prestada e destacou a importância dos líderes e coordenadores de núcleos. “Vocês fazem a diferença onde estão. Por onde a gente passa, deixa aquele cheirinho de cooperação, de amor e de carinho. E vocês são isso tudo para nós”, disse. 

De acordo com Maria do Rosário, a Pastoral possui mais de 17 mil voluntários em Minas Gerais, que acompanham cerca de 92 mil crianças menores de 6 anos; 5.058 gestantes e 78.156 famílias em 2756 comunidades de 446 municípios. Nos espaços onde atua ,a Pastoral conseguiu reduzir  o número de mortalidade infantil, os níveis de desnutrição e de obesidade infantil, provocados pela má alimentação. 

A coordenadora ainda pediu apoio da ALMG ao trabalho da Pastoral e reconheceu a atuação do deputado Dr. Jean. “Agradecemos esta homenagem, mas esperamos contar com o apoio desta Casa na construção de um mundo mais justo, com menos diferenças sociais, em que a saúde e educação não estejam apenas nos sonhos das classes mais humildes, mas uma realidade concretizada por aqueles que trazem a justiça e o amor cristão em seus corações. Acredito que Dr. Jean Freire tem tudo isso, pois eu acompanho seu trabalho e vejo seu empenho em ajudar os que mais precisam”, finalizou. 

Ao final da reunião, Dr. Jean agradeceu mais uma vez o trabalho da Pastoral e se colocou à inteira disposição para ser mais um parceiro nesta luta tão importante e necessária. O encerramento do evento ficou por conta dos violeiros Pereira da Viola e Rubinho do Vale, que fizeram todos cantarem e dançarem ao som de suas violas. 

A Pastoral 

Fundada em 1983 pela médica pediatra e sanitarista brasileira Zilda Arns, a Pastoral da Criança atua em 20 países, principalmente junto a famílias de baixa renda, onde acompanha as gestantes, os partos e o desenvolvimento das crianças de zero a 6 anos de idade. 

Inspirada na metodologia de Paulo Freire – os pobres como sujeitos sociais e políticos de sua emancipação da pobreza – a Pastoral da Criança criou uma extensa rede de voluntários a partir da capacitação dos pais das crianças atendidas.

No Brasil, a Pastoral da Criança já atendeu, pelo menos, 1,6 milhão de crianças e 1,2 milhão de famílias pobres, em 4.063 municípios, graças à dedicação de 260 mil voluntário, dos quais 141 mil são líderes que vivem em comunidades pobres.

Assessoria de Comunicação 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s