Cultura e tradição marcam agenda do deputado Dr. Jean Freire pelo Vale do Jequitinhonha

Araçuaí, Almenara e Coronel Murta foram os municípios visitados 

Araçuaí

No sábado, 23, o deputado estadual Dr. Jean Freire participou do lançamento dos Editais “Minas de Culturas Populares”, iniciativa que integra o programa Cultura das Gerais – série de editais do Fundo Estadual de Cultura (FEC) para fomentar e valorizar as diversas riquezas culturais do estado. O evento aconteceu no Centro Cultural Luz da Lua, em Araçuaí, e contou com as ilustres presenças do vice-governador, Paulo Brant, e do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Marcelo Matte. 

A abertura do evento ficou por conta do som dos tambores, das cores, dos movimentos e vozes da cultura popular do Vale do Jequitinhonha, representada pela junção dos corais Trovadores do Vale, Araras Grandes, Nossa Senhora do Rosário e Santa Tereza, dos grupos teatrais Vozes e Ícaros do Vale, e dos músicos independentes Sandro Silva, Tony Franca e Márcio, que se apresentaram juntos, numa só voz, som e ritmo. Durante o decorrer do evento, também fizeram suas apresentações os grupos Conexão Afro Quingem e Batuque de Itira.

Durante o lançamento dos editais, o vice-governador, Paulo Brant, fez o uso da fala para informar de qual forma o governo vem atuando dentro da cultura e das diversidades e elogiou as ações do deputado Dr. Jean Freire frente a este cenário. “Somos um governo suprapartidário. Independente do deputado, se a ideia for boa, a gente vai trabalhar junto, a gente vai fazer. Isso é a riqueza da política. Como seriam feias as melodias se fossem feitas com uma nota só. A diversidade cultural é a maior riqueza que temos neste estado. E as diversidades das ideias são fundamentais para que a gente possa avançar. É muito interessante, importante e saudável essa convivência que estamos tendo com o deputado Dr. Jean Freire. E é preciso destacar a importância da política como transformadora da sociedade, com muito respeito pelas pessoas que têm ideias diferentes”, disse. 

Brant também mencionou a visita ao Museu de Araçuaí. “A nossa visita ao museu de Araçuaí, junto com Aline foi muito encantadora e emocionante. A gente volta revigorado para as nossas batalhas do dia a dia lá no governo de Minas”, alegrou-se. 

O secretário Marcelo Matte explicou sobre a democratização dos editais. “Quanto menor o  IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do município, mais pontos ele tem ao concorrer com outros municípios.  Os editais, juntos, representam um investimento, por meio do Fundo Estadual de Cultura (FEC), de R$2,5 milhões em projetos culturais de pessoas físicas e de prefeituras ou entidades conciliadas”, informou. 

O prefeito de Araçuaí, Armando Paixão, destacou a importância de o município sediar o Festivale (Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha) em 2020 e das parcerias com o governo do estado e com os grupos culturais do município.   “A cultura de Araçuaí é uma das nossas maiores riquezas. O nosso governo investe e é parceiro dos grupos culturais do município. Estou imensamente feliz em saber que Araçuaí irá sediar o próximo Festivale e garanto a vocês que será o melhor Festival da história do Vale do Jequitinhonha’’, alegrou-se. 

O deputado estadual Dr. Jean Freire fez o uso da fala para expressar o seu reconhecimento com a Secretaria de Estado de Cultura.  do seu trajeto na luta pelo Vale do Jequitinhonha. “O que o governo do estado e a Secretaria de Cultura estão fazendo aqui é dar oportunidades de os editais não permanecerem somente nos grandes centros. Estão deixando que os editais estejam nas mãos de quem mais precisa, no interior, que também é cultura, e o nosso Vale é um berço sublime da cultura de Minas Gerais. Eu já discuti com o secretário, durante a nossa vinda pra cá, e dei a sugestão de levar essa formação para outras cidades, outras microrregiões. Vendo essas apresentações culturais, o Museu, as histórias dos tamborzeiros, dos quilombos… isso me faz sair toda quinta-feira da Assembleia para estar aqui e me faz sair daqui revigorado para voltar à Assembleia”, disse.

 

Antes do evento, o deputado Dr. Jean Freire, juntamente com a comitiva do governo, visitou o museu de Araçuaí – Um Presente de Frei Chico e Lira Marques, onde foram recebidos pela responsável pelo Museu, Aline Carmona. Foram instantes de muita emoção e imersão na cultura regional, ao acervo de documentos e objetos que registram a religiosidade, costumes e ofícios que constituem parte da história do município e região. 

Aline Carmona, que também é fonoaudióloga, se emocionou muito ao apresentar o espaço, as peças e ao contar a história. “Esse museu é diferenciado. Ganhamos um prêmio muito importante, que é um grande reconhecimento da nossa história. Nós ficamos à frente do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o Masp. Quando a gente ganhou esse reconhecimento, chegamos a não acreditar, fomos às lágrimas’’, emocionou-se.  

Participaram também do lançamento dos editais o defensor público-geral, Gério Patrocínio; o comandante da 14ª Cia. de Polícia Militar Independente Araçuaí, Major Muniz; o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Bernardo Silviano Brandão; a subsecretária de Cultura, Rute Assis, além de  prefeitos, secretários municipais, vereadores e representantes da cultura de outros municípios da região.  

Fotos AQUI!

 

Almenara

Ainda no sábado, 23, à noite, o deputado estadual Dr. Jean Freire esteve na cidade de Almenara. Acompanhado pelo prefeito Ademir Gobira, pelo  vice Hamilton Magno, pelo deputado federal Zé Silva, de vereadores e lideranças comunitárias, participou do lançamento de inúmeras e importantes obras para a população almenarense. Graças à parceria do deputado Dr. Jean Freire com o prefeito Ademir, por meio de emenda parlamentar, foram pavimentadas as ruas Rubim e Itapiru, no bairro Cidade Nova; a rua Belmiro Soares, no bairro São Pedro, e as ruas Salomão Prates e Eli Alves Cangussu e parte final da rua Henrique Heitman, ambas no bairro Pedro Gomes. Também foi anunciado o início da pavimentação de outras ruas em diversos bairros da cidade. 

O deputado ainda participou da inauguração da Unidade Básica de Saúde Monte das Oliveiras, no bairro Monte das Oliveiras. 

“Como médico, sei o que é cuidar das pessoas, e vejo aqui em Almenara como o prefeito Ademir Gobira e o vice Hamilton Magno cuidam das pessoas. Como o próprio Ademir diz, ‘pessoas são mais importantes do que coisas’. Isso vem de um gestor que pensa em quem mais precisa, nos locais mais necessitados. Hoje, é muito nítido toda a transformação que Almenara vem passado em todos os setores. Contem sempre comigo! Estaremos firmes e fortes nesta parceria que vem dando certo para a vida dos almenarenses”, alegrou-se.

Fotos AQUI!

 

Araçuaí

No domingo, 24, pela manhã, o deputado estadual Dr. Jean Freire esteve no município de Araçuaí. Acompanhado por sua esposa, Dra. Alexandra Brasil; por seu assessor parlamentar para a temática quilombola, Marcos Luiz, e pelo Diretor de Articulação e Integração Cultural da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Alysson Amaral, o deputado participou da celebração do VIII Encontro da Consciência Negra da comunidade Quilombola Baú. Além das famílias quilombolas presentes, participaram do encontro professores e estudantes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), do campus Diamantina. 

O encontro contou com uma programação repleta de atrações, incluindo oficinas de teatro, dança afro, território, fotografia, beleza negra, entre outras, além de diversas apresentações de grupos culturais e show musical durante à noite. 

Dr. Jean foi recepcionado com muito carinho pelas famílias quilombolas e pela liderança da comunidade, o senhor Antônio Cosme das Neves, conhecido como Antônio Baú. 

Na oportunidade, Antônio Baú relatou toda a história do surgimento da comunidade, os momentos difíceis que as famílias enfrentaram e ainda enfrentam e também as conquistas, como a construção da nova sede  da associação e o laudo de demarcação do território e escola para as crianças. 

À frente da comunidade, Antônio Baú disse que está fazendo o possível para realizar um bom trabalho. Como presidente, já conseguiu importantes parcerias, inclusive com a prefeitura do município, ONGs, universidades e deputados federais e estaduais.

Dra. Alexandra Brasil, que também é médica e que, atualmente, está se especializando em saúde em comunidades quilombolas, realizou uma intervenção durante o encontro. “A primeira vez que eu saí do país foi para uma missão na África, ainda sem saber da minha ancestralidade. Eu me senti como se estivesse em casa. É muito fácil pra mim conviver nestes dois ambientes, por que o que trás todo o preconceito, toda essa carga, esse peso, é a questão da cor. Se tirar meu sangue e analisarem o quanto de genética negra tem aqui pode ser bem parecido com o sangue de uma pessoa de pele preta, mas eu não sofri nada na pele como vocês sofrem”, relatou. 

O deputado Dr. Jean Freire contou um pouco da sua trajetória de vida e relatou sobre sua área de atuação. “É um grande orgulho estar nesta comunidade quilombola. Quando fui eleito deputado, me perguntaram quais seriam as bandeiras do mandato e eu respondi: tudo que for demanda do nosso povo dos Vales. Uma das primeiras demandas foi de comunidades quilombolas e, rapidamente, eu vi a necessidade de ter uma assessoria específica para a temática. Eu nunca vou entender por completo a questão quilombola, porque eu não sou um quilombola. eu nunca vou entender por completo a questão do negro, porque eu não sou um negro. É por isso que adentro as comunidades, que sempre estou presente para entender e compreender o máximo que conseguir a luta do nosso povo, da nossa gente. Contem sempre conosco, com a nossa assessoria e, também, com a minha presença”, disse. 

O deputado ainda informou que alocou recursos no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) para editais específicos para as comunidades quilombolas do Vale do Jequitinhonha e que foi criado o título em homenagem a Alê do Rosário, uma figura importante da luta quilombola no Vale do Jequitinhonha que, infelizmente, faleceu este ano.

Fotos AQUI!

 

Coronel Murta

Finalizando as agendas do domingo, 24, o deputado Dr. Jean Freire esteve na cidade de Coronel Murta. Acompanhado do apoiador Vitalino Ferreira, foi conferir de perto a saída de dejetos da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Copasa, às margens do Rio Jequitinhonha, que é bem próximo ao local de captação de água para a população. A visita no local foi em atendimento a várias denúncias da população.  O deputado informou que irá tomar as medidas cabíveis. 

Na quinta-feira, 21, o deputado usou a tribuna no Plenário da ALMG para denunciar a questão. Confira no vídeo! 

Fotos AQUI!

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s