Dr. Jean quer discutir contaminação do solo por agrotóxico Aldrin em Itamarandiba

Na semana passada, antes mesmo de a ALMG retomar oficialmente suas atividades, o deputado estadual Dr. Jean Freire apresentou um requerimento solicitando a realização de uma audiência pública para debater novamente os impactos da monocultura do eucalipto no Vale do Jequitinhonha. Dessa vez, o deputado quer discutir a possível contaminação do solo por agrotóxico na região do Mandingueiro e da Barragem do Setúbal, em Itamarandiba. 

REQ aldrin2

O assunto já é objeto de uma ação civil pública, mas, para Dr. Jean Freire, a audiência se faz necessária para que o caso seja debatido que seja cobrado da empresa a reparação ambiental  na região. “Temos que exigir da empresa ações que minimizem o impacto na comunidade e que o material contaminado seja retirado do local o mais breve possível. Não podemos permitir que o nosso povo continue pagando, muitas vezes com a vida, pela ganância de alguns”, afirmou. 

O ano passado, em uma audiência pública que discutiu a ocupação das terras da região do Alto Vale do Jequitinhonha por empresas que exploram a monocultura do eucalipto, sobretudo a APERAM Bioenergia, Dr. Jean Freire já havia apresentado um requerimento com pedido de providências à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) e ao Ministério Público para aceleração do processo de investigação sobre o caso. À época, a comunidade das áreas afetadas temia a contaminação e a perda da fauna, a esterilização da terra para plantação e a contaminação da água. 

Relembre a audiência AQUI!

REQ aldrin

O Aldrin é um inseticida sintético utilizado na agricultura para combater vermes e cupins. Entretanto, a poluição causada pela infiltração desta substância substâncias poluentes pode causar infecundidade, hipersensibilidades alérgicas, bem como disfunção hepática e renal e até câncer, razão pela qual o Aldrin foi proibido em diversos países pela Convenção de Estocolmo. 

O requerimento foi apresentado às Comissões de Participação Popular e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Data, local e horário da audiência ainda não foram definidos.

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s