#AgostoDourado – a importância do aleitamento materno



#AgostoDourado é o mês dedicado ao debate sobre a importância do aleitamento materno. 

De acordo o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), do Ministério da Saúde, 53% das crianças brasileiras continuam sendo amamentadas no primeiro ano de vida e mais de 45% das menores de seis meses recebem o leite materno de maneira exclusiva. 

Além de reduzir em até 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, o aleitamento protege a criança de doenças diarreia, infecções respiratórias e alergias e  reduz o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta. Isso porque o leite materno é rico em nutrientes que alimentam e protegem o bebê, como vitaminas, minerais e anticorpos. 

Não podemos esquecer que o aleitamento também favorece a mãe. O ato de amamentar até os seis meses, diminui o risco de câncer de mama na mulher e auxilia no processo do pós-parto uma vez que o útero se contrai e volta ao normal de maneira mais rápida. 

Sabemos que garantir a saúde e o bem estar da mãe e das crianças passa por garantir o acesso a diversas outras políticas públicas, mas esta data é necessária porque ressalta a necessidade do aleitamento para a saúde da criança. 

É importante reforçar também a importância da doação de leite materno. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil possui a maior e mais complexa Rede de Bancos de Leite Humano do mundo e é modelo para a cooperação internacional em mais de 20 países das Américas, Europa e África. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 330 mil crianças nascem prematuras ou com baixo peso no Brasil e precisam da doação de leite para sobreviver.

Para saber mais sobre a doação de leite e onde doar no estado de Minas Gerais, acesse o site da Rede de Banco de Leite Humano: https://bit.ly/30wiFtI ou ligue 136. 

Assesoria de Comunicação


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s