Deputado Dr. Jean Freire teve fundamental importância ao fazer interlocução com a empresa e o Instituto
A partir da interlocução do deputado Dr. Jean Freire, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e a Companhia Brasileira de Lítio (CBL) assinaram um protocolo de intenções com o objetivo de promover a cooperação técnica, científica e educacional entre as duas entidades. O documento foi assinado na Reitoria do IFNMG, em Montes Claros, na última sexta-feira, 28 de agosto.
O documento abre para possibilidades de estabelecer a cooperação para intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências, visando à formação, ao aperfeiçoamento e à especialização técnica de recursos humanos, bem como ao desenvolvimento institucional, mediante a implementação de ações, programas, projetos e atividades, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, de interesse comum.
A relação do IFNMG com a CBL já havia acontecido, anteriormente, em situações pontuais, por exemplo, quando a empresa apoiou eventos realizados pelo Instituto no campus Araçuaí. Mas, o estreitamento da relação veio neste ano, a partir de um encontro virtual promovido por iniciativa de Dr. Jean Freire, que colocou a CBL em contato com representantes de instituições da região para discutir questões relacionadas à exploração do lítio.
Convidado a visitar as instalações da empresa, o IFNMG enviou seus representantes, entre eles, o reitor, para conhecer a mina e a planta química. Foi dessa visita que saiu a possibilidade de formalizar uma parceria mais ampla, que culminou com a assinatura do protocolo de intenções.
Conheça a história
Tudo começou quando o deputado Dr. Jean Freire demonstrou, por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais, toda sua indignação indignou-se com a notícia, dada pelo governador Romeu Zema, de que uma fábrica de baterias de lítio seria instalada em Juiz de Fora, região da Zona da Mata.
O Brasil concentra 8% de todas as reservas de lítio do mundo. O lítio é um mineral que possui diversas aplicações industriais e pode contribuir muito para o desenvolvimento do País, mas, principalmente da região do Vale do Jequitinhonha, onde estão cerca de 80% do lítio brasileiro.
Assista ao vídeo, que teve uma grande repercussão à época, desencadeando em uma série de ações.
Uma dessas ações foi o pedido, por parte do deputado Dr. Jean, de uma reunião com o governador do Estado, para tratar sobre a exploração do lítio no Vale do Jequitinhonha e o desenvolvimento da região que, infelizmente, não aconteceu.
A fim de conhecer todo o processo que envolve a cadeia produtiva do lítio e como funciona a exploração do mineral na região, Dr. Jean Freire visitou a Mina subterrânea da Cachoeira, da CBL, localizada nos municípios de Araçuaí e Itinga, onde se encontram as reservas do mineral e de onde é beneficiado o Espodumênio, mineral esverdeado do qual é retirado o Lítio. O deputado visitou, ainda, a planta química da empresa, em Divisa Alegre, onde é feito o beneficiamento do material recolhido na mina da Cachoeira.
Depois de conhecer todo o funcionamento da CBL e de dialogar com os funcionários, Dr. Jean propôs várias ações em que a empresa pode realizar na região. Entre elas, que a empresa fizesse uma parceria com o IFNMG, que possui um laboratório voltada para estudos em mineração e poderia contribuir com o desenvolvimento de todo o processo.
Atuação – O deputado Dr. Jean Freire, sempre atento e disposto a lutar por melhores condições de vida para a população do Vale do Jequitinhonha e a fim de contribuir para a discussão em torno da exploração do lítio na região, organizou a criação de três frentes a fim de discutir o assunto levando em consideração três fatores extremamente importantes: sua atuação parlamentar, a necessidade de conhecimento técnico-científico e a participação da sociedade. Dessa forma, têm se articulado a organização das Frentes Parlamentar, responsável pela articulação junto ao Estado, pela elaboração de propostas relacionadas ao tema; a Técnico-científica e a Popular do Lítio, que fará o diálogo direto com a sociedade civil.
Cadeia do Conhecimento do Lítio – Em parceria com o professor do Departamento de Estratégia da Gestão da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Rossando Ramos, o deputado Dr. Jean Freire promoveu, em suas redes sociais, uma série de lives intitulada “Cadeia do Conhecimento do Lítio e Minerais Associados”, que discutiu o assunto sob aspectos econômicos, de sustentabilidade, entre outros.
As lives contaram com a participação de professores pesquisadores, representantes políticos de diversos municípios da região, lideranças comunitárias e representantes de órgãos governamentais. Para assistir, acesse a página Dr. Jean Freire no Facebook.
Assessoria de Comunicação