Desenvolvimento de comunidades quilombolas e agricultura familiar pautam fim de semana de Dr. Jean pelo Vale do Jequitinhonha

Jequitinhonha, Comercinho, Virgem da Lapa e Francisco Badaró foram os municípios visitados

Jequitinhonha

Um pé no parlamento, outro na estrada! Esse sempre foi o lema do deputado estadual Dr. Jean Freire. E é a assim que tem sido desde o seu primeiro mandato. Dr. Jean sempre faz questão de ouvir e entender os anseios do povo para buscar as melhores ações que possam resolvê-los.

Foi por estar atento às suas bases que o deputado indicou ao Conselho de Amigos das Crianças de Jequitinhonha (Conacreje) uma emenda parlamentar no valor de R$ 45 mil, destinada à aquisição de um veículo que auxiliará na realização das atividades da instituição. A entrega do carro foi realizada na última sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021, em Jequitinhonha, abrindo as atividades do final de semana do deputado.

“É uma honra e um prazer poder contribuir com um trabalho tão importante como o que o Conacreje realiza em Jequitinhonha. Seguimos juntos para mais conquistas”, afirmou o deputado.

Estiveram presentes na cerimônia de entrega o prefeito, Nilo, e sua esposa e a secretária de Assistência Social do município, Ana Maria; o secretário de saúde, Francisco; a coordenadora do Conacreje, Maria Afonso; o diretor da Federação das Entidades Culturais do Vale do Jequitinhonha (Fecaje). José Augusto; Alessandro Xavier, do Jornal Tribuna do Jequi; a coordenadora do setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) do município, Regiane; o vereador Nathan Ribeiro; Robélia Maria, do projeto Meninos do Bem, que solicitou a emenda ao nosso mandato, e os companheiros Zé Rolinha e Rena.

Em seguida, Dr. Jean esteve no Assentamento Transval, onde foi recebido pelo presidente do Assentamento, Bruno Alves, e demais assentados. Também estiveram presentes, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Susstentável (CMDS), Ricardo Matos; Robélia Maria, da instituição Meninos do Bem, e o vereador Nathan Ribeiro.

Uma das pautas discutidas durante a visita foi a falta d’água no assentamento, que tem sido abastecido por caminhão-pipa. Isso tem dificultado a vida dos agricultores e agricultoras familiares, que não contam com infraestrutura básica adequada para a produção dos alimentos.

O deputado ainda visitou as hortas do assentamento, conversou sobre a produção de mel e também sobre a comercialização dos produtos da agricultura familiar para a merenda escolar. Ao final da agenda, Dr. Jean colocou-se, mais uma vez, à disposição do assentamento e do município de Jequitinhonha para colaborar na resolução das demandas, sobretudo ao que se refere ao problema de falta d’água.

Mais fotos AQUI!

Comercinho

Ainda na sexta, 26, Dr. Jean esteve no município de Comercinho, onde realizou a entrega de um veículo Fiat Argo para a prefeitura. Estiveram presentes o prefeito do município e apoiador do nosso mandato, Edinalves Costa, o Nauvin; sua esposa, Kelly Ribeiro Pereira, e também os apoiadores Marcelo Matos e Maricelia Ornelas.

“Tenho certeza que a atual gestão desse município fará bom uso deste bem público, que vem de anseio a população, melhorando assim o atendimento aos comercienses”, afirmou Dr. Jean, que também destacou a importância da correta utilização desses recursos na melhoria dos serviços prestados pelos órgãos da administração municipal.

  • O que são as emendas parlamentares?

As emendas parlamentares são um mecanismo legal que os parlamentares possuem de intervir no orçamento público a fim de melhorar a provisão de bens e serviços. Um dos meios é fazer uma distribuição mais justa dos recursos, ajudando, assim, as regiões que mais necessitam de investimentos e apoio.

Mais fotos AQUI!

Virgem da Lapa

No sábado, 27, Dr. Jean Freire esteve presente em Virgem da Lapa, onde reuniu-se com lideranças das comunidades quilombolas e rurais do município.

A primeira agenda do dia foi com o representante da comunidade quilombola Alto São José, João Luís José da Silva, a fim de conhecer a realidade e acolher as sugestões e propostas dos moradores. As principais envolvem ações voltadas para a geração de renda, como o fortalecimento da produção de maracujá e do artesanato local, além do fortalecimento da identidade e da cultura local a partir de atividades desenvolvidas pelas mulheres quilombolas.

Em seguida, Dr. Jean visitou a produção de abacaxi, desenvolvida pelas famílias das comunidades quilombolas de Campinhos, Biquinha e outras comunidades vizinhas da área da chapada. A área era ocupada pela monocultura do eucalipto, atividade que suga e exporta nossas riquezas para outras regiões, deixando para trás o rastro da degradação. Atualmente, serve para a geração de renda de famílias agricultoras, que de forma coletiva e organizada, cuidam de toda a produção do abacaxi.

“O nosso mandato, juntamente à Comissão das Comunidades Quilombolas do Vale do Jequitinhonha (Coquivale), tem desenvolvido um trabalho cotidiano de acompanhamento das comunidades quilombolas na região. Fico extremamente feliz em ver o trabalho que realizam aqui e, sem sombra de dúvidas, queremos muito contribuir para que isso se fortaleça cada dia mais”, disse o deputado, que foi recebido pelos coordenadores do projeto, Mauro e o Geraldo, além de outros membros.

À tarde, Dr. Jean visitou a comunidade rural Santa Rita, onde foi realizada uma reunião com a vereadora Joana Jardim, a única mulher eleita para a Câmara de vereadores de Virgem da Lapa. E outros membros da comunidade. Nós fomos parceiros de Joana durante todo o processo eleitoral e essa parceria ainda segue firme. Durante a reunião, foram apresentadas questões em relação ao abastecimento de água e propostas de projetos para fortalecer a Associação da comunidade.

Encerrando os compromissos no município, Dr. Jean visitou a residência de Raíssa Lopes, filha de Seu Dé do Cansanção. Os dois conversaram sobre os desafios do município e o deputado colocou-se à disposição para se somar às lutas.

Mais fotos AQUI!

Francisco Badaró

Finalizando as agendas do fim de semana, no dia 28 de fevereiro, domingo, Dr. Jean visitou o município de Francisco Badaró, onde foi prestar solidariedade e ver de perto a situação do município, que foi atingido por uma forte chuva na quinta-feira, 25. O volume de chuva foi tão grande que elevou o nível do rio Sucuri e a enchente, infelizmente, causou grandes estragos, sobretudo na região central da cidade. A estimativa é de que mais de 100 estabelecimentos tenham sido afetados. Além disso, até o momento da nossa visita, 36 famílias estavam desabrigadas e sendo acompanhadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Acompanhado pelos companheiros Edu e Dema, Dr. Jean visitou a área atingida, conversou com algumas dessas famílias; com os profissionais do Corpo de Bombeiros, que trabalham no levantamento dos danos causados pelo temporal; com o prefeito, Reginaldo Martins, e com o vice, Milton de Lozinha. O deputado se comprometeu a apresentar o relatório à Secretaria de Governo a fim de auxiliar no processo de reorganização das famílias atingidas. “O nosso mandato está à disposição do município para auxiliar no que for necessário”, afirmou.

Mais fotos AQUI!

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s