#RecomeçaMinas: encontro discutiu políticas de incentivo às regiões dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri

Na tarde desta segunda-feira, 19 de abril de 2021, o deputado estadual Dr. Jean Freire participou, junto a outras lideranças dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, de mais um encontro do Recomeça Minas, programa que busca alternativas para reconstruir economicamente o estado de Minas Gerais e amenizar o impacto da crise causada pela pandemia da Covid-19. O evento, que aconteceu de forma virtual, contou com a participação dos prefeitos de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira; Almenara, Ademir Gobira; e de Turmalina, Zilmar Pinheiro Lopes, o Zilmar da Farmácia; representantes do comércio e outras lideranças da região.

Durante a reunião, foram discutidas as dificuldades enfrentadas pela região, que há muitos anos sofre com a negligência do poder público e o baixo investimento de recursos para as demandas da população. Este cenário, consequentemente, impacta diretamente no desenvolvimento dos municípios locais. Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), as cidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri possuem as cidades com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) mais baixo de Minas Gerais. O IDHM, que estrutura sua pesquisa em três dimensões distintas – longevidade, educação e renda, analisa o contexto e as especificidades de cada região.  

O contexto da pandemia acentuou ainda mais as dificuldades da região. Problemas como a escassez de água, a dificuldade do transporte de pacientes em decorrência da má qualidade das estradas, a precariedade e até mesmo a inexistência dos centros de saúde em muitos lugares região, entre muitos outros obstáculos, corroborou para um cenário de inúmeras adversidades na condução da pandemia. Nesse sentido, o apelo dos representantes presentes na região era um só: tratar de forma diferente aqueles que sofrem de forma diferente.

Gestão nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Para o deputado estadual Dr. Jean Freire, que vem dedicado sua luta como parlamentar a denunciar as omissões do Estado em relação aos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, é urgente que os problemas da região sejam tratados como prioridade pelo Estado. Segundo Dr. Jean, é preciso agir com equidade para conseguir um efetivo desenvolvimento da região que, há muito tempo, sofre com o abandono e preterimento do poder público. “Nós ainda somos a região que menos desenvolve no estado de Minas Gerais. Precisamos pensar nos pequenos, pensar no social e redirecionar os recursos. O povo dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri estão cansados de serem estudados economicamente. Nós precisamos colocar as ações em prática”, afirmou. O deputado ainda questionou a lentidão da chegada da vacina em muitas regiões interioranas de Minas, inclusive em cidades dos Vales.

O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, também denunciou as mazelas da região e as dificuldades de gestão dos municípios tendo em vista os poucos investimentos e recursos públicos. Além disso, Sucupira também questionou a atuação do governo federal e do governo do estado frente ao combate da crise sanitária no país. “O momento é difícil e é claro que nós gostaríamos de conviver com essa pandemia de uma outra forma, com mais políticas públicas, mais estrutura. Mas, infelizmente, se essa não foi a opção do governo federal e não tem sido a opção do governo do estado, cabe a cada um de nós levantarmos nossa voz, buscarmos nossos direitos e integrarmos com aquelas pessoas que podem contribuir nessas pautas”, afirmou.

O apelo do prefeito de Teófilo Otoni foi o mesmo de outros participantes da reunião. Para Ademir Gobira, prefeito de Almenara, região do Baixo Jequitinhonha, os Vales apresentam inúmeras potencialidades, porém, faltam investimentos e amparo do poder público. “Nós gostaríamos de ter o mesmo tratamento que outros lugares do estado. Gostaríamos que os recursos, as riquezas, chegassem até nós como chegam em outras cidades. As mesmas oportunidades de trabalho e os mesmos investimentos”, pontuou Ademir. O prefeito ainda reafirmou a necessidade de acelerar os processos de vacinação para que o comércio da região possa retornar às atividades com mais segurança.

Para o prefeito de Turmalina, Zilmar Pinheiro Lopes, a luta pelo reconhecimento e fortalecimento das políticas públicas da região é uma pauta muito antiga. Segundo Zilmar, há muitos anos discute-se o apoio à saúde e a ampliação hospitalar na região. Entretanto, ele afirma que somente agora na pandemia esse reconhecimento aconteceu. O prefeito também afirmou que é necessária a busca de mecanismos que auxiliem os comerciantes na retomada das atividades por parte do governo. “É preciso criar políticas públicas, sejam elas de financiamento, perdão de dívidas ou de incentivo a esses empresários. A gente pede soluções, mas com um olhar diferenciado”, declarou Zilmar.

As dificuldades do setor comercial

Além dos prefeitos de municípios das regiões do Jequitinhonha e Mucuri, o encontro contou também com a participação do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais/Vale do Jequitinhonha, José Balbino Maia de Figueiredo; o presidente do SindComércio de Teófilo Otoni, Iesser Lauar; o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Almenara, Paulo César Guimarães; o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Teófilo Otoni, Francisco Alves Ribeiro; e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Teófilo Otoni, Ricardo Bastos Telles. Os representantes falaram das inúmeras dificuldades enfrentadas nesse momento de pandemia com o fechamento dos estabelecimentos em muitas regiões. Os comerciantes apontaram os problemas financeiros vivenciados pelo setor e o receio das dificuldades de  muitos estabelecimentos conseguirem se manter no futuro. O apelo feito por eles foi também de apoio e auxílio por parte do governo.

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s