Frente Parlamentar e Popular do Artesanato Mineiro realiza sua primeira plenária

Os trabalhos da Frente Parlamentar e Popular do Artesanato Mineiro estão a todo vapor. Na tarde desta quarta-feira, 4 de agosto de 2021, a Frente realizou sua primeira plenária. A Frente, que foi lançada em julho, visa elaborar políticas públicas com o objetivo de desenvolver e fomentar o artesanato em Minas Gerais. 

O deputado estadual Dr. Jean Freire, coordenador da Frente, ressaltou a importância da iniciativa, tendo em vista a contribuição do setor para o desenvolvimento cultural e econômico do estado. “Nós temos, em Minas Gerais, quase meio milhão de pessoas que trabalham diretamente com o artesanato e movimentam cerca de R$ 6 bilhões por ano. Esses números mostram a contribuição do setor para a economia mineira, que poderia ser ainda maior caso recebesse a devida atenção e os investimentos necessários por parte do poder público”, disse. O deputado falou, ainda, sobre a dificuldade que os trabalhadores enfrentaram e têm enfrentado neste período de pandemia. 

Dorotea Nadeo, consultora em políticas públicas para o fomento do Setor Artesanal, apresentou a estrutura gerencial e operacional da Frente, que contará com o núcleo de coordenação geral e a Secretaria Executiva, além dos grupos de trabalho. Além desta inicial, a Frente deverá realizar, ainda, mais duas plenárias para análise e compartilhamento da produção dos grupos de trabalho. 

Marina Soares, assessora técnica da Diretoria do Artesanato e coordenadora geral do Cadastramento Nacional do Artesão em Minas Gerais, relembrou a importância de que as políticas públicas contemplem outros atores envolvidos com o setor, além dos próprios artesãos. Marina ainda chamou a atenção para o fato de que novas discussões podem ser incluídas na pauta da Frente, a fim de ampliar o debate. Ela ainda destacou a necessidade de uma participação efetiva da população, a fim de contemplar o maior número e da melhor maneira possível as questões acerca do tema. 

Jair Dionísio de Souza, presidente da Federação do Artesão Mineiro, reforçou a importância da iniciativa.  “Há muito tempo os representantes do setor vêm batalhando por este espaço, então é muito importante que tenhamos participação efetiva”, disse. 

Jair também reforçou a importância de que parceiros e apoiadores do artesanato sejam contemplados nas discussões, como o setor de turismo e hotelaria. “Alguns setores seguem caminhos paralelos e precisam ter direcionamentos que promovam essa relação de fortalecimento e amparo mútuo entre eles”, finalizou. 

Assista ao vídeo da Plenária no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=H7vrLtlL4Do

Quer saber mais sobre a Frente? 

Na página oficial da Frente, você encontrará o link de inscrição para participar dos grupos de trabalho ou receber as informações acerca das discussões realizadas. Além disso, poderá acessar, também, as principais notícias e  documentos importantes sobre o funcionamento da Frente. 

Acesse bit.ly/FrenteDoArtesanatoMineiro! Inscreva-se e participe! 

Assessoria de Comunicação 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s