Dr. Jean Freire visita comunidades e movimentos sociais do Norte de Minas

As agendas foram realizadas em cinco municípios da região

Na sexta-feira, 27 de agosto de 2021, o deputado Dr. Jean Freire reuniu-se com lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) de Coração de Jesus, quando ouviu relatos da luta travada pelo desenvolvimento do município e o abandono do povo mais pobre, tanto pelas lideranças quanto pela ausência de políticas públicas estaduais e federais. Dr. Jean se mostrou sensível aos apelos para desenvolver a agricultura familiar e investir na educação e no desenvolvimento social e lembrou da destinação de recursos para a Escola Estadual José Maria dos Mares Guia.   

Ainda na sexta, em São Francisco, o deputado visitou a comunidade quilombola de Bom Jardim da Prata e a Escola Estadual Barreira dos Índios, que foi beneficiada com recursos para aquisição de equipamentos. Outro benefício encaminhado foi a destinação de um kit esportivo. Dr. Jean aproveitou a ocasião para falar sobre o seu projeto de lei que cria o Selo Quilombola para todos os produtos com essa identificação, gerando valor agregado e reforçando a identidade cultural do povo negro. No mesmo dia, o parlamentar reuniu-se com lideranças do PT, na residência do professor Aélcio, quando conheceu a história de lutas do povo trabalhador do lugar e destacou  a importância de que um projeto democrático popular seja implantado no município.

No sábado, 28, em Januária, a diretoria, artesãs  e diversos voluntários do Centro do Artesanato de Januária e Região apresentaram ao deputado as atividades desempenhadas pela instituição. O Centro, que é um Ponto de Cultura, tem 16 anos de trabalho exitoso e de resistência cultural. São diversos projetos, como  exposição de artesanato; oficinas; cinema; biblioteca e formação educacional e cultural. 

O deputado se comprometeu a ser parceiro deste empreendimento sócio-cultural tão importante. “A educação e a cultura formam o homem e a mulher, e eles mudam o mundo. E eu acredito nisso. Estou muito impressionado com o belo trabalho realizado até aqui. Como diz Milton Nascimento: “se muito vale o já feito, mais vale o que será!”, disse.

Durante a visita à comunidade quilombola de Riacho da Cruz, lideranças destacaram a atuação do Mandato Dr. Jean Freire, lembrando de benefícios encaminhados para o município, como um veículo para a Associação; a  aquisição de equipamentos para a Escola do Ovo D’ Ema; kit esportivo e recursos financeiros para fortalecimento do setor de saúde no combate à Covid 19, em 2020. 

Em Itacarambi, o deputado visitou a comunidade de Fabião II e se reuniu com as lideranças do PT, como o vereador João Campos e o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Vila Bonita, Ademir Nunes. Dr. Jean debateu com eles os problemas relativos ao acesso à água, à educação e às ações da Unidade de Saúde do Fabião II. 

O deputado ressaltou que a beleza da região, sobretudo o Vale do Peruaçu, pode ser uma grande porta para a geração de emprego e renda para as famílias por meio do ecoturismo. 

Em Pedras de Maria da Cruz, o líder político e comunitário, Agmar do Quilombo, relatou a luta das comunidades quilombolas da região e a necessidade de criar trabalho e renda por meio de projetos diversos, como o de apoio à agricultura familiar, criação de peixes, produção de ovos, de beneficiamento de leite e corte e costura.  O deputado Dr. Jean Freire acredita que a grande luta imediata é a de reativação do laticínio, que poderá produzir iogurte, queijos, manteiga e leite pasteurizado. O deputado também frisou a importância de outro projeto que terá grande impulso na geração de renda: uma oficina de costura para a produção de roupas e adereços da moda quilombola.

Veja as fotos das agendas AQUI!

Assessoria de Comunicação 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s