#PéNaEstrada:Dr. Jean visita municípios dos Vales do Rio Doce e do Mucuri 

 

Aimorés

Após mais uma semana de trabalho na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, o deputado pegou a estrada sentido ao Vale do Mucuri, onde cumpriu uma série de agendas durante todo o fim de semana. A primeira delas foi na cidade de Aimorés, na sexta-feira, 1 de outubro de 2021. 

O deputado visitou a Fazenda Boa Esperança, no distrito Expedicionário Alício, de propriedade do amigo e apoiador no município, Dr. Márcio Lima, que levou o deputado para visitar seu meliponário, uma espécie de coleção de colmeias de abelhas sem ferrão. 

À noite, o deputado Dr. Jean Freire retornou à cidade, onde reuniu-se com lideranças do Partido dos Trabalhadores, entre elas, o presidente do partido no município, companheiro Welton Arruda; Paulinho do PT, ex-candidato a prefeito de Aimorés, entre outras lideranças. Na oportunidade, os presentes dialogaram sobre os rumos e estratégias do partido e o deputado acolheu as demandas apresentadas.  

No sábado, 2, pela manhã, o deputado Dr. Jean Freire retornou ao distrito Expedicionário Alício, desta vez para participar de uma palestra sobre meliponilcultura, ministrada pelos companheiros Dr. Márcio Lima e Welton Arruda, que também é biólogo. O evento aconteceu na Fazenda Boa Esperança, onde são criados quatro tipos de espécies de abelhas sem ferrão – Jataí; Uruçu Amarela Mandury; Uruçu Boca de Renda e Mandaçaia. 

Estiveram presentes na palestra o vereador e presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais (STR) do município, Milton Sires; o engenheiro agrônomo da Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), em Aimorés, Cláudio Emílio Soares Costa; o Secretário de Agricultura de Aimorés, Rogério Serrano; Fabrício Ferreira da Silva, gerente de Relacionamento com o Produtor da Secretaria de Agricultura de Aimorés; o gerente de Meio Ambiente do Instituto Terra, Moisés; Elisângela Ferreira da Silva, Analista de Meio Ambiente do Instituto Terra; José Rodrigues Martins, que também é meliponicultor na cidade de Baixo Guandu, Espírito Santo; os funcionários da fazenda, Marcos Pacheco e Matheus Pacheco, estudante de Zootecnia no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – campus Itapina; Dávila Costa, estudante de Agronomia do IFES e estagiária no Meliponário.

Em seguida, o deputado Dr. Jean visitou as colmeias do Meliponário, degustou o mel de várias espécies e pode aprender ainda mais sobre o processo de criação das abelhas nativas. “É uma experiência muito prazerosa estar aqui hoje em meio às abelhas nativas sem ferrão, conhecendo melhor o processo da meliponicultura. É um trabalho que exige muita dedicação e compromisso com o Meio Ambiente. Além de ser um mel de sabor único e medicinal. Essa é uma atividade essencial para a manutenção da vida e para a conservação da biodiversidade, pois sabemos que as abelhas são os principais agentes da polinização”, disse.  

O deputado Dr. Jean Freire ainda destacou a importância do Projeto de Lei PL nº 4126/2017, de sua autoria, que torna obrigatório a inclusão do mel de abelha nas escolas. “Essa proposta visa reconhecer a importância das abelhas, do meul e da apicultura em nossas. Além de fazer bem para a saúde dos e das estudantes, a iniciativa vai contribuir com a geração de emprego e renda e com o desenvolvimento do setor”, afirmou. 

À tarde, o deputado visitou a comunidade do Córrego do Macuco, também no Distrito de Expedicionário Alício, onde participou de uma palestra sobre Associativismo e Cooperativismo. A comunidade é conhecida na região pela plantação de café. A palestra foi ministrada pelo Sr. Cláudio, engenheiro agrônomo da EMATER, em Aimorés.  

Veja mais fotos da agenda AQUI!

Teófilo Otoni

Também no sábado, já no período da noite, o deputado esteve na cidade de Teófilo Otoni, onde encontrou-se com o grupo In-Cena de Teatro. Na ocasião, o deputado dialogou sobre as demandas do grupo e apreciou algumas apresentações.. “Quero agradecer imensamente por todo carinho com que sempre sou recebido pelos membros do In-Cena. Será sempre um grande prazer contribuir para que o grupo continue levando alegria, entretenimento e cultura para a nossa região e também fora dela. Contem comigo sempre”, alegrou-se. 

No domingo, 03, Dr. Jean Freire teve encontro com a ex-vereadora e apoiadora, Vicentina Pereira, a Tina, que atualmente é a coordenadora do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e administradora do Centro de Atendimento à Infância e Adolescência (CAIAC), da prefeitura de Teófilo Otoni. Na oportunidade, Dr. Jean Freire acolheu demandas e colocou o mandato à disposição. 

Logo em seguida, Dr. Jean participou da missa em homenagem a São Francisco de Assis, na Paróquia de São Francisco, que foi presidida pelo Bispo Diocesani Dom Messias. Posteriormente, Dr. Jean Freire dialogou com o Bispo Dom Messias e, também, com o Padre Honório, pároco da Paróquia de São Francisco.    

Já à tarde, o deputado reuniu-se com lideranças políticas e religiosas. Estiveram presentes o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira; o Padre Honório; o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Pio de Castro; e o vereador Lidiomar Souza, do PT.  

A conversa se deu em torno do Projeto FRUTIFICAR, uma iniciativa coordenada pelo Pe. Honório, que tem como objetivo alavancar o desenvolvimento rural, focado na produção e geração de renda na agricultura familiar. O deputado Dr. Jean Freire se comprometeu em ser parceiro do projeto, atuando, inclusive, por meio da indicação de emendas parlamentares, bem como intervindo nos órgãos de Estado em defesa de uma política pública de apoio ao projeto.

Em seguida, o deputado Dr. Jean visitou um grande companheiro e figura histórica do Partido dos Trabalhadores, seu Silvio Rodrigues, o seu Sílvio da Lajinha, na Comunidade Lajinha. Na oportunidade, dialogaram sobre questões de cunho partidário e sobre os desafios do PT nas esferas nacional, estadual e municipal. 

Encerrando as atividades no município, o deputado esteve na Praça da Bíblia, onde ocorria um evento em comemoração ao dia das crianças, promovido pela vereadora Eliane Moreira, também do PT. Na oportunidade, Dr. Jean dialogou com a vereadora, confraternizou com as crianças e encontrou com apoiadores, entre eles, a Cabo da Polícia Militar, Juliana Lemes. 

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s