Em defesa do Rio Araçuaí: Dr. Jean Freire luta ao lado de moradores

O deputado participou de agendas nos municípios de Araçuaí e Virgem da Lapa para prestar apoio à população e protestar contra a instalação de dragas no rio.

O deputado estadual Dr. Jean Freire participou, nesta semana, de uma série de atividades voltadas à defesa do Rio Araçuaí. Visitando os municípios de Virgem da Lapa e Araçuaí, o deputado pôde debater a gravidade da situação ambiental com diversos moradores e lideranças da região. Sua presença buscou somar forças aos protestos da comunidade, contra o licenciamento de instalação de dragas para extração de ouro e areia no rio.

Dr. Jean Freire atravessa o Rio Araçuaí com comunidade local | Virgem da Lapa – MG

Na última terça-feira, 12, Dr. Jean visitou a Comunidade do Tum Tum, em Virgem da Lapa, onde conversou com moradores do local, em que as dragas já foram instaladas, mas, felizmente, estão fora de atividade pela força dos manifestos populares. Além de ter a oportunidade de atravessar o rio, o deputado pôde ver e ouvir de perto os medos e as angústias da população quanto aos impactos causados à água e à perenidade do Rio Araçuaí.

Para Dr. Jean Freire, a população local está lutando de forma corajosa e empenhada em defesa do Rio Araçuaí. “Pude ouvir os relatos de muitos moradores, de quem vive aqui há muitos anos e sabe da importância que esse rio tem não só para o Vale do Jequitinhonha, mas para todo o país. Vejo que a população tem travado uma luta muito justa e aguerrida para defender este bem fundamental à vida, a água. Essa defesa vai muito além da garantia de um direito de todo cidadão, o de se ter água limpa e de qualidade para todos, mas, principalmente, vai pelo legado e pela história que o Rio Araçuaí representa para todos nós”, afirmou. O deputado ressaltou seu compromisso de dar voz a essa luta, na ALMG, e de estar junto à população nas próximas ações da causa.

No dia seguinte, quarta-feira, 13, o deputado esteve, também, presente na 23ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema), que aconteceu na Câmara de Vereadores de Araçuaí, tendo como pauta a análise técnica acerca da futura instalação das dragas no rio, próxima a comunidade de Gramas, no município de Araçuaí. Estiveram presentes no encontro diversos representantes da população de Araçuaí, Virgem da Lapa e Francisco Badaró. Todos que, de alguma forma, estão ameaçados com a instalação das dragas no rio utilizaram da oportunidade para manifestar e repudiar o projeto.

A reunião contou, ainda, com a presença do Promotor Público e Coordenador Regional do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Jequitinhonha e Mucuri, Luís Gustavo Patuzzi Bortoncello, que explanou acerca das medidas de preservação do rio e da necessidade de estabelecer um processo de escuta da população atingida. Durante o encontro, também se manifestaram a Sra. Daniela Leite, representando os moradores da comunidade potencialmente atingida e o presidente do Codema de Araçuai, Marcus Vinicius Luiz dos Santos.

O deputado Dr. Jean Freire, também, utilizou do espaço para reforçar a urgente necessidade de unir forças na construção de iniciativas que prezam pelas águas, respeitando a fauna, a flora e, principalmente, o povo, que precisa da água para viver.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s