Um médico de berço popular

Elves Soares é natural de Jacinto, formado em medicina pela Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB.

Em tempos de retrocesso, em que acredita-se que as universidades deveriam ser “para poucos”, um jovem de família pobre subverte. No dia 8 de outubro, Elves Soares Meira recebeu o título de médico, pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), pública, do povo, aberta. O jovem de 29 anos, natural de Jacinto, cidade do Vale do Jequitinhonha, iniciou sua trajetória no ensino superior em 2010, como bolsista do Prouni, no curso de Engenharia Civil da Faculdade Presidente Antônio Carlos, em Teófilo Otoni. Para a manutenção e permanência na universidade, Elves foi inserido na Casa do Estudante Universitário, programa criado e mantido pelo deputado estadual Dr. Jean Freire desde 2004, quando era vereador em Itaobim. Assim como Elves, Dr. Jean Freire também precisou e recebeu apoio, até a conclusão do curso de medicina. Para retribuir e reconhecer a ajuda indispensável em sua trajetória, o deputado criou o programa, que visa auxiliar jovens dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri que sonham cursar o ensino superior, mas não têm condições de arcar com os custos de moradia. Na Casa do Estudante, Elves residiu por dois anos.

Em uma nova aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Elves, mais uma vez, foi bem sucedido e ingressou no bacharelado Interdisciplinar em Saúde, da UFSB, campus Porto Seguro – BA, onde ficou por apenas 3 semanas, devido aos altos custos de moradia. O rapaz, então, transferiu-se para Teixeira de Freitas – BA, quando, no bacharelado interdisciplinar, obteve notas que o credenciaram ao curso de Medicina, que concluiu na última semana.

Ao longo do processo de formação em medicina, Elves se dedicou por inteiro. Durante as férias acadêmicas, sempre retornou à família, para matar a saudade e assumir os cuidados de que o pai precisava, desde que ficou paraplégico em um acidente. Elves, além de cuidar do pai, também presta serviços voluntários a associações e comunidades aldeadas. Todo o seu trabalho, que se estende à Pastoral da Criança e ao Programa Mães de Minas, reforça sua vocação de cuidar das pessoas e de defender a vida. 
Para além de médico, forma-se um profissional com compromisso, humano, pessoa que honra e defende o Sistema Único de Saúde – SUS. Estamos cheios de orgulho por fazer parte de um trecho desta caminhada que, temos certeza, vai longe! Que outros Elves se ergam com o poder da educação!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s