Dr. Jean participa da Feira Regional da Economia Popular Solidária, em Araçuaí

Na última sexta-feira, 03 de dezembro de 2021, o deputado Dr. Jean Freire esteve na abertura da Feira Regional da Economia Popular Solidária do Médio Jequitinhonha, realizada em Araçuaí entre os dias 03 a 05 de dezembro. A Feira é fruto de uma construção coletiva em torno do desenvolvimento da economia popular solidária, pautada no Plano Estadual da Economia Popular Solidária e no Plano Plurianual de Ação Governamental, o PPAG.

A iniciativa, foi pautada pelo Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária durante a discussão participativa do PPAG, prevê a realização de 15 feiras regionais e uma estadual. A Feira do Médio Jequitinhonha aconteceu de forma conjunta e integrada com a Feira do Empreendedorismo Rural de Araçuaí (FERA), que propiciou um momento de intercâmbio na área produtiva entre empresários do ramo local e agricultores familiares.

O nosso mandato faz parte do Fórum da Economia Popular Solidária do Médio Jequitinhonha, dando apoio para os grupos produtivos e esteve presente em todo o processo de construção da Feira Regional. Ao todo, dez municípios participaram do evento: Chapada do Norte, Berilo, Jenipapo de Minas, Virgem da Lapa, Coronel Murta, Itinga, Itaobim, Comercinho, Medina e Araçuaí.

Na cerimônia de abertura, foram apresentados os objetivos de cada uma das feiras que, mesmo com construções e atuações distintas, comungaram na perspectiva de fortalecer as estratégias de comercialização e as trocas de experiências.

Dr. Jean ressaltou a importância do evento. “É fundamental fortalecer as iniciativas de geração de renda e a centralidade de valorizarmos as riquezas da nossa região, que tem um grande potencial produtivo, seja no âmbito do artesanato, como também da agricultura familiar”, disse. Em seguida, o deputado visitou as barraquinhas dos feirantes e os stands dos empreendedores.

Já no sábado, Dr. Jean prestigiou o Show de Rubinho do Vale, que abrilhantou o evento com sua energia e suas lindas canções.

Na sequência, o deputado participou do evento em comemoração aos 30 anos de atuação do produtor cultural Jackson Martins. Na ocasião, o artista prestou homenagem a várias pessoas que contribuíram para a valorização da cultura no município de Araçuaí e região. Uma delas foi o assessor do nosso mandato, Marcos Luiz Silva, homenageado junto com o Grupo de Percussão Afro Quingenm pelo importante trabalho desenvolvido quanto à valorização da identidade cultural, da luta contra o racismo e no fortalecimento do movimento negro.

No domingo, Dr. Jean visitou novamente as barracas da feira, onde dialogou com os artesãos, produtores e agricultores familiares, a maioria formada por mulheres. Encerrando as atividades do domingo, o deputado Dr. Jean Freire participou de uma roda de conversa com expositores para uma avaliação do evento.

“Mais uma vez, o nosso mandato se colocou à disposição para somar nessa construção, fortalecendo um jeito de produzir, comercializar e consumir pautado no respeito ao meio ambiente, na produção de alimentos saudáveis e na valorização da cultura local”, encerrou.

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s