Deputado Dr. Jean Freire visita áreas atingidas pela chuva nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

No último sábado, 11 de dezembro de 2021, o deputado estadual Dr. Jean Freire visitou a comunidade São João, em Itaobim, que foi fortemente atingida pela chuva na última semana. Com o grande volume de água, o córrego que dá nome à comunidade transbordou, inundando várias casas e estabelecimentos comerciais. A ponte, principal via de acesso à comunidade, também foi destruída pela força da água.

Ao visitar os moradores atingidos, Dr. Jean encontrou com o Sr. João de Jesus, que relatou ter acordado de madrugada com o uivo do seu cachorro, e que deu apenas para salvar alguns pertences e ajudar os vizinhos. Segundo ele, a água tomou rapidamente a geladeira e o restante da mobília da casa. Dr. Jean também esteve na casa de Clemência Nunes dos Santos, a dona Mença, que foi totalmente destruída pela enchente. Apesar do susto, Dona Mença disse estar bem. “Sou abençoada por Deus, mas dói no coração quando o neto pede para voltar pra casa”, disse.

No domingo, 12, o deputado esteve em Catuji, acompanhado pela apoiadora Cintia Gomes da Silva e pelo Secretário Municipal de Administração e Planejamento, Raimundo Junior. Dr. Jean percorreu a rua Crisoberilo, no Bairro Koury, para averiguar de perto a situação de risco de algumas casas, que estão sob alerta de deslizamento de terra devido às intensas chuvas dos últimos dias.

Durante as visitas, Dr. Jean dialogou com outros moradores, lideranças políticas e comunitárias, colocando seu mandato à disposição dos municípios. Desde a semana passada, Dr. Jean está empenhado em construir alternativas para auxiliar no atendimento às vítimas. Por meio de requerimentos enviados à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Dr. Jean já propôs a isenção do ICMS para que os municípios consigam se recuperar com mais rapidez e a isenção das taxas de água, esgoto e energia elétrica para as residências e estabelecimentos que tenham sido atingidos pelas inundações.

Além disso, o deputado também solicitou que seja enviado, ao DER e ao DNIT, pedido de providências para que sejam iniciadas, em caráter de urgência, obras de recuperação das estradas destruídas pela chuva.

Dr. Jean também solicitou que seja encaminhado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) pedido de antecipação do repasse referente ao Piso Mineiro de Assistência Social aos municípios que se encontram em situação de emergência. O deputado propôs, ainda, a realização de duas audiências públicas: uma para debater a situação em que se encontram os municípios afetados, bem como para discutir a situação das estradas da região. “O principal objetivo, agora, é auxiliar os municípios na assistência às famílias, intervindo junto ao governo e aos órgãos competentes, ações emergenciais e efetivas. Todavia, depois deste processo, precisamos nos organizar para discutir estes problemas com mais profundidade, a fim de resolvê-los, de fato, dando ao nosso povo mais segurança e dignidade”, afirmou.

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s