Dr. Jean Freire é o penúltimo de nove filhos dos trabalhadores rurais “Dona dos Anjos” e “Seu Gino”. Casado com a Dra. Alexandra Brasil Costa Freire, Dr. Jean tem 47 anos e é pai de Beatriz e Pedro.
Nascido em família humilde e trabalhadora, Dr. Jean começou na labuta desde cedo. Aos 14 anos foi porteiro do Hospital Vale do Jequitinhonha, em Itaobim. Chegou a exercer as mesmas atividades no Hospital Santa Rosália, em Teófilo Otoni.
Após essa primeira experiência e apaixonado pela dedicação ao ser humano, decidiu estudar medicina. Com a ajuda de amigos para o custeio dos estudos, formou-se em 1998 pela Faculdade Souza Marques, do Rio de Janeiro. Já médico, voltou para Itaobim em 2002 e destacou-se por ser um profissional dedicado e humano. Conquistou a confiança de pacientes e familiares e teve a oportunidade de clinicar em cidades como: Almenara, Araçuaí, Itaobim, Itinga, Medina, Monte Formoso, Pedra Azul, Teófilo Otoni, Virgem da Lapa, entre outras.
Com base em suas origens, Dr. Jean dedica-se ao próximo, especialmente no que diz respeito à saúde e à educação, áreas primordiais para o desenvolvimento da região e que nunca receberam a devida atenção. Os Vales do Jequitinhonha e Mucuri são famosos por suas carências e pela ausência de políticas sociais voltadas para um desenvolvimento integrado e de melhor qualidade de vida para a população. Contudo, também são destaques por suas riquezas naturais e culturais, como é o caso do artesanato, da música, da poesia, do folclore e do teatro.
Política em Minas
Em 2004, foi eleito vereador por Itaobim, sendo o mais votado na história da cidade. Entre os projetos de leis e as ações desenvolvidas por ele, destacaram-se: o Conselho Municipal da Juventude, o Parlamento Jovem, a busca de um campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) que atendesse a demanda dos jovens da região, a luta pela valorização da agricultura familiar, a biblioteca itinerante e o cinema itinerante.
Tendo sido ajudado por outras pessoas para se formar em medicina, Jean resolveu colocar em prática o que aprendeu na sua vivência, a ajuda ao próximo. Foi então que projetou a “Casa do Estudante”. Criada por Dr. Jean em Teófilo Otoni, oferece moradia para jovens carentes do Vale do Jequitinhonha e Mucuri para que possam concluir o curso superior.
Sendo o vereador que mais conseguiu recursos para a região junto ao governo federal, com trabalho comprovado em prol da agricultura, juventude, educação e saúde de Itaobim, em 2008 foi reeleito novamente com quantidade histórica de votos. Em 2012, sagrou-se vereador pela terceira vez.
Nos três mandatos municipais, Dr. Jean nunca fez uso de diárias e sempre votou contra o aumento abusivo de salários de vereadores e prefeitos. Além disto, renunciou à sua remuneração de vereador em prol da manutenção de moradias estudantis em cidades universitárias.
Em 2014, após percorrer mais de 300 mil quilômetros em terras mineiras com a “Caravana Pé na Estrada”, foi eleito para uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) com 52.315 votos.
Mandato Estadual
Na ALMG, Dr. Jean assumiu a vice-liderança do Bloco Minas Melhor, composto pelos partidos da base do governo estadual (PT, PMDB, PRB, PCdoB, PTdoB, PROS E PR), a relatoria da Comissão Extraordinária das Águas e é membro efetivo da Comissão de Saúde.
Participação Popular
Recentemente, Dr. Jean foi escolhido presidente da Comissão de Participação Popular (CPP), como reconhecimento a seu trabalho pelos mineiros e, sobretudo, junto ao povo.
A CPP é o órgão responsável pela mediação entre as entidades da sociedade civil e a ALMG. Conheça as demais atribuições da Comissão em www.almg.gov.br