Escolas do Vale do Jequitinhonha e do Vale do Mucuri estão entre aquelas com melhor desempenho em 2019

Os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, mais uma vez, são motivo de orgulho. Diversas escolas da região estão entre as escolas mineiras com melhor desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ano-base de 2019, que resultou na conquista do Prêmio Ideb Transformação. A honraria tem como objetivo reconhecer publicamente práticas e experiências bem-sucedidas da comunidade escolar. O critério para a premiação considera a participação no processo de melhoria da qualidade de ensino de dez escolas por etapa de ensino. 

Para concorrer ao prêmio, as escolas devem ter notas do Ideb e suas taxas de participação no último Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) igual ou superior a 80%. A seleção acontece em cinco categorias, que vão da gestão à variação de desempenho. 

Uma das escolas que já recebeu o Prêmio é a E. E. Alonzo Barbuda, em Ponto dos Volantes, que ficou na 5ª posição na categoria da variação do Ideb nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A escola pertence à Superintendência Regional de Educação de Teófilo Otoni e recebeu recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado Dr. Jean Freire. A emenda no valor de R$ R$ 25 mil foi destinada para aquisição de equipamentos e mobiliário.

Para o diretor Eduardo Gomes e a vice-diretora Fabilane Pereira Fagundes Oliveira, a palavra da vez é gratidão.  “Este resultado é fruto de um esforço coletivo de todos os profissionais, alunos, comunidade escolar e parceiros, como Dr. Jean Freire, que foram cruciais para esta conquista, fornecendo alguns dos insumos necessários para o aumento da qualidade de ensino”, disseram. 

Outra escola que também foi destaque foi a E. E. Hermano José, da comunidade de Lelivéldia, em Berilo, que alcançou o maior Ideb da jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Araçuaí. “Cada intervenção que aconteceu, que por vezes ficamos frustrados, achando que não deu resultado, nos mostrou que persistir é sempre o caminho, e que devagar conseguimos atingir um a um. Temos a certeza que o fazer pedagógico é de extrema importância para o processo de ensino e aprendizagem”, disse a atual diretora da escola, Jacyara de Fátima da Cunha. 

Mais um motivo de orgulho para a região foi o desempenho da Superintendência Regional de Diamantina, que, dentre as 74 regionais do Estado, foi a que obteve os melhores resultados.

Para o Superintendente Regional de Ensino de Diamantina, Leonardo Soares, foi um resultado muito expressivo, principalmente diante do contexto de desigualdade no Vale do Jequitinhonha. “Esse resultado é motivo para se orgulhar. É resultado de trabalho em equipe, da SRE e das escolas, que toparam o desafio de promover melhores estratégias de ensino e controle da frequência; forte interação com as famílias e planejamento adequado. Mas, acima de tudo, de acreditar no potencial de aprendizagem de nossas crianças e jovens. A gestão do sistema de ensino na Regional de Diamantina é realizada de forma democrática e com foco naquilo que traz benefícios aos estudantes, sujeitos de direito. O nosso desafio é avançar ainda mais”, disse

A escola com maior destaque foi a Jonas Câmara, de Itamarandiba, que obteve o primeiro lugar na categoria “Ideb – Anos iniciais” e também na categoria “Desempenho – Anos iniciais” . 

Para Dr. Jean, o sentimento também não é diferente. “Nós sempre nos orgulhamos muito da nossa região e das pessoas dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Sempre soubemos de todo nosso potencial. Esses resultados só mostram o quanto precisamos investir nas nossas instituições e dar condições para que as pessoas, sobretudo aquelas que têm a função de gerir os equipamentos públicos, consigam trabalhar de forma tranquila e responsável, promovendo, cada vez mais, o desenvolvimento da nossa região. Parabéns às escolas do Vale de Jequitinhonha e Vale do Mucuri”, disse. 

IDEB – Criado em 2007, o Ideb serve para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas brasileiras, levando em consideração os resultados do fluxo escolar e das médias de desempenho nas avaliações. 

Veja a lista das Escolas da região que foram premiadas: 

I. Categoria “IDEB”:

Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Escola Estadual Coronel Jonas Câmara – Itamarandiba

Escola Estadual Coronel Coelho – Capelinha

Ensino Fundamental – Anos Finais

Escola Estadual de Gouveia – Leme do Prado

Escola Estadual Joviano de Aguiar – Gouveia

Escola Estadual Coronel Jonas Câmara –  Itamarandiba

II. Categoria “Variação do IDEB”

 Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Escola Estadual Augusto Soares – Teófilo Otoni

Escola Estadual Ribeirão – Santa Cruz

Escola Estadual Arthur Bernardes – Teófilo Otoni

Ensino Fundamental – Anos Finais

Escola Estadual Dom Joaquim Silvério de Souza – Diamantina 

Escola Estadual Alonzo Barbuda – Pontos Volantes

Escola Estadual João César de Oliveira – Diamantina

Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek – Diamantina 

III. Categoria “Desempenho”

Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Escola Estadual Coronel Jonas Câmara – Itamarandiba

Escola Estadual Coronel Coelho – Capelinha

Ensino Fundamental – Anos Finais

Escola Estadual Lauro Machado – Turmalina 

IV. Categoria “Variação de desempenho”

Ensino Fundamental – Anos Iniciais 

Escola Estadual Augusto Soares – Teófilo Otoni (Novo Cruzeiro)

Escola Estadual Arthur Bernardes – Teófilo Otoni

Escola Estadual Ribeirão de Santa Cruz – Teófilo Otoni (Poté)

Ensino Fundamental – Anos Finais

Escola Estadual de Pedro Versiani – Teófilo Otoni

Escola Estadual Ciro Ribas – Gouveia 

Escola Estadual Professora Maria Edmeia Pimenta de Meira – Capelinha

Ensino Médio 

Escola Estadual João César de Oliveira – Diamantina

V. Categoria “Gestão”

1. Escola Estadual João César de Oliveira – Diamantina

5. Escola Estadual Alonzo Barbuda – Pontos Volantes

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s