Os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, mais uma vez, são motivo de orgulho. Diversas escolas da região estão entre as escolas mineiras com melhor desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ano-base de 2019, que resultou na conquista do Prêmio Ideb Transformação. A honraria tem como objetivo reconhecer publicamente práticas e experiências bem-sucedidas da comunidade escolar. O critério para a premiação considera a participação no processo de melhoria da qualidade de ensino de dez escolas por etapa de ensino.
Para concorrer ao prêmio, as escolas devem ter notas do Ideb e suas taxas de participação no último Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) igual ou superior a 80%. A seleção acontece em cinco categorias, que vão da gestão à variação de desempenho.
Uma das escolas que já recebeu o Prêmio é a E. E. Alonzo Barbuda, em Ponto dos Volantes, que ficou na 5ª posição na categoria da variação do Ideb nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A escola pertence à Superintendência Regional de Educação de Teófilo Otoni e recebeu recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado Dr. Jean Freire. A emenda no valor de R$ R$ 25 mil foi destinada para aquisição de equipamentos e mobiliário.
Para o diretor Eduardo Gomes e a vice-diretora Fabilane Pereira Fagundes Oliveira, a palavra da vez é gratidão. “Este resultado é fruto de um esforço coletivo de todos os profissionais, alunos, comunidade escolar e parceiros, como Dr. Jean Freire, que foram cruciais para esta conquista, fornecendo alguns dos insumos necessários para o aumento da qualidade de ensino”, disseram.
Outra escola que também foi destaque foi a E. E. Hermano José, da comunidade de Lelivéldia, em Berilo, que alcançou o maior Ideb da jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Araçuaí. “Cada intervenção que aconteceu, que por vezes ficamos frustrados, achando que não deu resultado, nos mostrou que persistir é sempre o caminho, e que devagar conseguimos atingir um a um. Temos a certeza que o fazer pedagógico é de extrema importância para o processo de ensino e aprendizagem”, disse a atual diretora da escola, Jacyara de Fátima da Cunha.
Mais um motivo de orgulho para a região foi o desempenho da Superintendência Regional de Diamantina, que, dentre as 74 regionais do Estado, foi a que obteve os melhores resultados.
Para o Superintendente Regional de Ensino de Diamantina, Leonardo Soares, foi um resultado muito expressivo, principalmente diante do contexto de desigualdade no Vale do Jequitinhonha. “Esse resultado é motivo para se orgulhar. É resultado de trabalho em equipe, da SRE e das escolas, que toparam o desafio de promover melhores estratégias de ensino e controle da frequência; forte interação com as famílias e planejamento adequado. Mas, acima de tudo, de acreditar no potencial de aprendizagem de nossas crianças e jovens. A gestão do sistema de ensino na Regional de Diamantina é realizada de forma democrática e com foco naquilo que traz benefícios aos estudantes, sujeitos de direito. O nosso desafio é avançar ainda mais”, disse
A escola com maior destaque foi a Jonas Câmara, de Itamarandiba, que obteve o primeiro lugar na categoria “Ideb – Anos iniciais” e também na categoria “Desempenho – Anos iniciais” .
Para Dr. Jean, o sentimento também não é diferente. “Nós sempre nos orgulhamos muito da nossa região e das pessoas dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Sempre soubemos de todo nosso potencial. Esses resultados só mostram o quanto precisamos investir nas nossas instituições e dar condições para que as pessoas, sobretudo aquelas que têm a função de gerir os equipamentos públicos, consigam trabalhar de forma tranquila e responsável, promovendo, cada vez mais, o desenvolvimento da nossa região. Parabéns às escolas do Vale de Jequitinhonha e Vale do Mucuri”, disse.
IDEB – Criado em 2007, o Ideb serve para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas brasileiras, levando em consideração os resultados do fluxo escolar e das médias de desempenho nas avaliações.
Veja a lista das Escolas da região que foram premiadas:
I. Categoria “IDEB”:
Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Escola Estadual Coronel Jonas Câmara – Itamarandiba
Escola Estadual Coronel Coelho – Capelinha
Ensino Fundamental – Anos Finais
Escola Estadual de Gouveia – Leme do Prado
Escola Estadual Joviano de Aguiar – Gouveia
Escola Estadual Coronel Jonas Câmara – Itamarandiba
II. Categoria “Variação do IDEB”
Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Escola Estadual Augusto Soares – Teófilo Otoni
Escola Estadual Ribeirão – Santa Cruz
Escola Estadual Arthur Bernardes – Teófilo Otoni
Ensino Fundamental – Anos Finais
Escola Estadual Dom Joaquim Silvério de Souza – Diamantina
Escola Estadual Alonzo Barbuda – Pontos Volantes
Escola Estadual João César de Oliveira – Diamantina
Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek – Diamantina
III. Categoria “Desempenho”
Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Escola Estadual Coronel Jonas Câmara – Itamarandiba
Escola Estadual Coronel Coelho – Capelinha
Ensino Fundamental – Anos Finais
Escola Estadual Lauro Machado – Turmalina
IV. Categoria “Variação de desempenho”
Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Escola Estadual Augusto Soares – Teófilo Otoni (Novo Cruzeiro)
Escola Estadual Arthur Bernardes – Teófilo Otoni
Escola Estadual Ribeirão de Santa Cruz – Teófilo Otoni (Poté)
Ensino Fundamental – Anos Finais
Escola Estadual de Pedro Versiani – Teófilo Otoni
Escola Estadual Ciro Ribas – Gouveia
Escola Estadual Professora Maria Edmeia Pimenta de Meira – Capelinha
Ensino Médio
Escola Estadual João César de Oliveira – Diamantina
V. Categoria “Gestão”
1. Escola Estadual João César de Oliveira – Diamantina
5. Escola Estadual Alonzo Barbuda – Pontos Volantes
Assessoria de Comunicação