Dr. Jean participa de audiência pública sobre a retomada das atividades da Ferrovia Bahia-Minas

Evento aconteceu na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, na Bahia

“Ponta de areia/ Ponto final/ Da Bahia-Minas/ Estrada natural”. Este é um trecho da música “Ponta de Areia”, uma das muitas canções eternizadas na voz do grandioso Milton Nascimento, o Bituca. Escrita por Fernando Brant, na década de 1970, conta a história da estrada de ferro Bahia-Minas. Construída em meados de 1880, a estrada tinha como pontos de chegada e partida  a cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, e o arraial Ponta de Areia, próximo à Caravelas, ligando, então, Minas Gerais ao sul da Bahia.

Um dos principais objetivos da ferrovia era a exploração e o escoamento de madeira para outras regiões do país. A expectativa era de que a ferrovia contribuísse para o desenvolvimento das duas regiões, Vale do Jequitinhonha e Sul da Bahia, o que poderia ter acontecido, não fosse a má gestão e o desejo afoito dos militares em investir no desenvolvimento de rodovias. A junção destes e de outros fatores levou à desativação da estrada de ferro em 1966, durante a ditadura militar. Como escreveu Brant e Milton cantou, “mandaram arrancar”. 

Nesta segunda-feira, 18 de outubro de 2020, a história e a importância da ferrovia Bahia-Minas para os dois estados foram pauta de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Teixeira de Freitas, no estado da Bahia. A audiência foi promovida pela Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e contou com a participação do segundo vice-presidente da Casa, o deputado Dr. Jean Freire (PT) e do presidente da Comissão, deputado João Leite (PSDB), que debatem o tema na ALMG desde 2019. 

Além dos parlamentares mineiros, o evento também contou com a participação de diversas lideranças políticas da região, como prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de municípios mineiros e baianos.

Em 2019, Dr. Jean apresentou à Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da ALMG, o requerimento nº 985, que propunha a realização de uma audiência pública para debater o retorno do funcionamento da Bahia- Minas, bem como o impacto dessa medida nas regiões do Vale do Mucuri e Jequitinhonha. O requerimento também solicitava que fosse realizada uma visita à estrada de ferro no município de Araçuaí, para vistoriar suas atuais condições. Apesar de aprovada a solicitação, a audiência e a visita ainda não foram realizadas.

Durante seu depoimento em Teixeira de Freitas, Dr. Jean Freire apontou diversos pontos positivos para a região caso a ferrovia fosse reativada. “Uma das melhorias, certamente, seria para as estradas dos Vales, que estão em péssimas condições por causa do tráfego de eucalipto, realizado, muitas vezes, acima do limite permitido”, disse. 

Além disso, o deputado lembrou que o índice de acidentes em linhas férreas é muito menor que em rodovias, o que gera mais segurança, inclusive, no transporte de passageiros, atividade que também poderia ser desenvolvida, facilitando o acesso ao litoral baiano. 

Dr. Jean mencionou, ainda, o esforço do prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho (PP), bem como de outras lideranças da região, para que a discussão fosse levada adiante e os estudos sobre a viabilidade da reativação da estrada sejam elaborados. “É um momento ímpar para todos nós estar aqui fazendo essa audiência pública. Agradeço ao prefeito de Caravelas e tantos outros que foram fundamentais para iniciar esse sonho”, disse. 

Além da audiência pública, Dr. Jean também participou do “Programa do Bocão”, na Rádio Eldorado FM 98.9. Além de radialista, Lucas Bocão, apresentador do programa, também é vereador pelo município de Teixeira de Freitas. Assista a participação do deputado! 

Veja a íntegra da audiência AQUI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s