DER publica ordem de início das obras de recapeamento da BR-367 entre Araçuaí e Virgem da Lapa

Atuante na luta pelas melhorias da estrada, Dr. Jean Freire comemorou a publicação do documento mas afirmou que é preciso se manter firme na fiscalização 

Foi publicada nesta terça-feira, 1 de fevereiro de 2022, a ordem de início das obras de recapeamento da BR-367, entre Araçuaí e Virgem da Lapa, com 31,20 km de extensão. A previsão consta em documento publicado pelo Departamento Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), em 25 de janeiro.

Em péssimas condições, a BR-367, principal elo entre o Vale do Jequitinhonha e Sul da Bahia com a capital mineira, é tema frequente da atuação parlamentar do deputado Dr. Jean Freire (PT), na Assembleia Legislativa. Antes mesmo das intensas chuvas que atingiram Minas Gerais no início de 2022, a rodovia foi alvo de diversos requerimentos com pedidos de providências. 

Com as chuvas de janeiro, que pioraram ainda mais as condições da via, Dr. Jean apelou ao DER-MG para que medidas emergenciais fossem tomadas. Em um dos requerimentos mais atuais, o deputado solicitou a realização de uma audiência pública para debater sobre o assunto. Há pedido de audiência para debater sobre a falta de manutenção e as condições precárias especificamente no trecho entre Couto de Magalhães de Minas e Carbonita no Alto Jequitinhonha. 

Com a interdição da ponte sobre o rio Jequitinhonha no Distrito de Mendanha, em Diamantina, também no Alto Jequitinhonha, o deputado solicitou que o DER iniciasse imediatamente as obras de recuperação da estrutura e a construção de uma ponte provisória, a fim de diminuir os transtornos para a população da região. Uma das principais preocupações do deputado é que pacientes que precisam de tratamento médico em outros municípios não consigam chegar para serem atendidos. 

Dr. Jean é o único parlamentar que vive no Vale do Jequitinhonha e passa pela BR 367 pelo menos duas vezes por semana ao dirigir-se para Belo Horizonte, onde concentram os trabalhos da ALMG. Desde o seu primeiro dia de mandato, o parlamentar vem lutando para que a BR seja asfaltada nos trechos que ainda não têm ou naqueles em que a pavimentação encontra-se deteriorada, garantindo mais segurança e dignidade para as pessoas que por ela trafegam. 

“Essa é uma luta antiga do nosso mandato. Têm inúmeras iniciativas tomadas pelo nosso mandato para que o pedido do povo do Vale por mais dignidade e respeito fosse atendido. Ficamos felizes com a notícia da publicação da ordem de serviço, mas continuaremos vigilantes, fiscalizando  para que a obra seja, de fato, realizada nesse trecho específico e cobrando para que outros trechos também recebam a devida atenção”, disse. 

Pontes mineiras –  Após o ocorrido na ponte de Mendanha, a fim de evitar que o mesmo transtorno não ocorra em outras localidades, o deputado também solicitou que o órgão instale, nas pontes sob sua responsabilidade, placas de advertência informando a capacidade de carga móvel e extensão suportadas, conforme os parâmetros da ABNT NBR 7188. 

Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s