Dr. Jean visita Quilombo da Mumbuca, em Jequitinhonha

O Quilombo centenas de famílias, divididas em diversas comunidades.

Nesta terça-feira, 17 de agosto de 2021, o deputado estadual Dr. Jean Freire realizou uma série de agendas nas comunidades rurais do município de Jequitinhonha. Dr. Jean foi acompanhado pelos apoiadores Robelia Maria e Nathan Ribeiro, vereador pelo município. Algumas das comunidades visitadas pertencem ao Quilombo da Mumbuca, que dista cerca de 30 quilômetros da sede e é composto por centenas de famílias.

Um dos primeiros lugares visitados pelo grupo foi a farinheira comunitária da comunidade Laranjeira, onde o deputado conheceu Dona Geralda, farinheira e beijuzeira, que mantém viva esta tradição.

Logo após, o grupo seguiu para a igreja Santa Rosália, padroeira do quilombo, que fica ao lado da farinheira, onde reuniu-se com moradores e lideranças da comunidade. Na oportunidade, Dr. Jean falou um pouco sobre sua atuação como parlamentar. “Sou o único deputado que tem assessoria temática para a questão quilombola no estado. Sei da importância dos quilombos porque os visito, vejo de perto a situação das famílias e reconheço a força do seu trabalho”, ressaltou.

Durante o encontro, a comunidade apresentou diversas demandas, com destaque para a captação e distribuição de água; regularização da entidade para aptidão de recebimento de emendas parlamentares; apicultura e infraestrutura da farinheira. Dr. Jean Freire se comprometeu a atuar, conforme for possível, para que cada uma delas seja atendida.

O deputado aproveitou a ocasião para falar sobre suas ações na ALMG. “Nós temos dois projetos muito importantes tramitando na ALMG, que terão impacto muito positivo sobre as comunidades quilombolas, caso sejam aprovados. Um é o nosso PL nº 2.936/2021, que visa criar o Selo de Origem Quilombola, a fim de ressaltar a identidade cultural e o valor étnico dos produtos de procedência das comunidades quilombolas, o que contribuirá para a promoção da autossutentabilidade destes empreendimentos no Estado. O outro é o PL nº 4126/2017, que torna obrigatória a inclusão de mel de abelha na complementação da merenda escolar nas escolas públicas estaduais, reconhecendo a importância das abelhas e do mel em nossas vidas, além da geração de emprego e renda”.

Estes projetos são muito importantes para as comunidades quilombolas, tendo em vista que boa parte delas têm em sua base econômica a agricultura familiar e o artesanato.

Em seguida, o deputado Dr. Jean Freire conheceu a estrada de campo arenoso, que é também ponto turístico e chama bastante atenção por quem vai visitar o quilombo Mumbuca e a Reserva Biológica da Mata Escura. O percurso também proporciona lindas paisagens, como córregos, cachoeiras e a imponente vegetação, que salta aos olhos.

O deputado ainda esteve na casa das companheiras Silvani e Poliana.

À tarde, Dr. Jean seguiu para o assentamento Projeto Brejão, onde reuniu-se com mulheres artesãs que trabalham com arte em tecidos. Mesmo encantado com o projeto, Dr. Jean ouviu atentamente as demandas do grupo e falou um pouco sobre um das suas últimas iniciativas relacionadas ao tema, que foi a criação da Frente Parlamentar e Popular do Artesanato Mineiro, lançada no mês de julho.

O setor de artesanato movimenta muito dinheiro em todo o estado, mas ainda carece de políticas públicas que estruture o artesão e o consolide como profissional”, informou.

O deputado aproveitou para conhecer os tanques para criação de peixe do Seu Geraldo, esposo da artesã dona Denize.

Finalizando as agendas do dia, ainda no Assentamento Projeto Brejão, Dr. Jean Freire reuniu-se com moradores e lideranças no galpão da comunidade, onde falou um pouco sobre a sua atuação junto às bases. “O nosso mandato é assim: um pé lá no parlamento e outro aqui na estrada. Moro aqui do lado, na cidade de Itaobim, sou filho de trabalhadores rurais. Sou o deputado que mais se assemelha com vocês: moramos na mesma região, usamos as mesmas estradas, água, hospitais… Gosto de vir às comunidades, ver de perto os problemas, olhar no olho de cada um que me solicita uma demanda, para poder entender melhor e, assim, criar políticas públicas que atendam de verdade o anseio da nossa gente”, afirmou.

Diante da enorme quantidade de demandas apresentadas durante o encontro, Dr. Jean reforçou a importância de que a comunidade esteja regularizada, conforme as exigências dos órgãos governamentais, a fim de que torne-se apta a receber recursos parlamentares. “Foi um grande prazer visitar, conhecer, ver de perto cada demanda, anseio dos moradores de todo o Quilombo Mumbuca. Estou fascinado! Terra de gente lutadora, que tem o espírito de trabalhar em comunhão. Terra farta, com muita água e exuberantes belezas naturais. O nosso Vale é muito rico. Uma pena o olhar de boa parte dos governantes para nossa região ser tão pobre. Continuarei lutando pela valorização das nossas riquezas, da nossa cultura e pela geração de emprego e renda. Contem sempre comigo”, disse.

Veja mais fotos da visita AQUI!

Assessoria de Comunicação

Um comentário sobre “Dr. Jean visita Quilombo da Mumbuca, em Jequitinhonha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s